Saúde

Mais de 59 milhões de brasileiros estão com a dose de reforço contra Covid-19 em atraso

59 milhões de brasileiros ainda não tomaram a dose de reforço contra a Covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados ontem (Dia 18); São Paulo apresenta a maior lacuna na imunização.

19 Mar 2022 - 10h35 | Atualizado em 19 Mar 2022 - 10h35
Mais de 59 milhões de brasileiros estão com a dose de reforço contra Covid-19 em atraso Lorena Bueri

Dados de um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde apontam que mais de 59 milhões de brasileiros aptos para receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, não retornaram para a recebê-la nos postos de saúde.

Os números foram divulgados ontem (dia 18) e trazem ainda o quantitativo de vacinados - primeira e segunda dose. De acordo com o ministério, 62,3 milhões de brasileiros já receberam a dose de reforço. 39% da população apta a receber a segunda dose foi contemplada pela cobertura vacinal. O país tem atualmente 91% da população acima de 12 anos vacinada com a primeira dose e 84,4% desse quantitativo já possui o esquema vacinal completo.


Dados da vacinação/ Reprodução Instagram Ministério da Saúde


O Estado de São Paulo apresenta 15,7 milhões de pessoas que não retornaram para receber o imunizante, seguido por Minas Gerais - 5,3 milhões, Rio de Janeiro - 4,9 milhões, Bahia - 3,6 milhões e Paraná - 3 milhões.

Em comparação aos últimos 14 dias, o Brasil traz tendência de queda nos indicadores da pandemia. 32% na média móvel de casos e 29% na média móvel de mortes.

Para manter os indicadores em queda, é essencial que toda a população complete o esquema vacinal. Quanto maior a cobertura, menor o número de casos graves em decorrência da Covid-19 e consequentemente menos mortes. 

Apesar da flexibilização no uso da máscara em alguns estados que tornaram o uso do acessório facultativo, os cuidados preventivos para evitar o contato com o vírus seguem sendo recomendados. A proteção facial pode continuar em lugares fechados e com aglomerações.

O uso de álcool em gel e a higienização frequente das mãos também devem permanecer como parte da rotina preventiva que incluem ainda evitar o contato constante com olhos e bocas.

Em Sergipe, Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Roraima, Piauí, Tocantins, Pará e Amapá, o uso de máscara ainda é obrigatório.

 

 

Foto destaque: Vacinação/ Reprodução: Site do Ministério da Saúde

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo