Saúde

Mais da metade da população mundial estará acima do peso ou obesa até 2035

O Atlas de 2023 prevê que mais de 4 bilhões de pessoas serão obesas ou terão sobrepeso nos próximos 12 anos se não houver uma ação significativa para conter o problema.

16 Mar 2023 - 21h50 | Atualizado em 16 Mar 2023 - 21h50
Mais da metade da população mundial estará acima do peso ou obesa até 2035  Lorena Bueri

Segundo um novo relatório, mais da metade da população mundial estará acima do peso ou obesa até 2035 caso não ocorra uma significativa para conter o problema.

O atlas 2023 da Federação Mundial da Obesidade prevê que 51% do mundo, ou até mais de 4 bilhões de pessoas, serão obesas ou terão sobrepeso nos próximos 12 anos.

No relatório informa que as taxas de obesidade estão aumentando de forma particularmente rápida entre as crianças e em países de baixa renda.

Louise Baur, presidente da Federação Mundial da Obesidade, disse que os formuladores de políticas públicas precisam agir agora para evitar que a situação piore.

“É particularmente preocupante ver as taxas de obesidade crescendo mais rapidamente entre crianças e adolescentes”, afirmou ela em um comunicado.

Louise acrescenta que governos e formuladores de políticas públicas em todo o mundo precisam fazer tudo o que puderem para evitar repassar os custos de saúde, sociais e econômicos para a geração mais jovem.


Mais da metade do mundo terá sobrepeso ou obesidade até 2035 (Foto:Reprodução/Internet)


No relatório também foi constatado que a obesidade infantil pode mais que dobrar em relação aos níveis de 2020, para 208 milhões de meninos e 175 milhões de meninas até 2035.

Esse custo para sociedade é significativo como resultado das condições de saúde que são ligadas ao excesso de peso.

A estimativa no Brasil é que 41% da população adulta tenha obesidade até 2035, porém entre as crianças, o crescimento será mais acelerado, de 4,4% a cada 12 meses, onde tem que chegar a cerca de 27% dos mais novos.

No relatório foi usado o índice de massa corporal (IMC) para as avaliações, um número calculado dividindo o peso de uma pessoa em quilogramas por sua altura em metros ao quadrado. Segundo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pontuação de IMC acima de 25 indica sobrepeso e acima de 30 a obesidade.

Foto Destaque: Mais da metade da população mundial estará acima do peso ou obesa até 2035 (Foto:Reprodução/Getty Images)

VEJA TAMBÉM

Paris Fashion Week 2024: Balenciaga e a visão de Demna para a sociedade  Lorena Bueri

Paris Fashion Week 2024: Balenciaga e a visão de Demna para a sociedade

Além de muito humor o desfile conta com muitas referências e momentos icônicos, a presença da embaixadora Kim Kardashian e um look da coleção inspirada na mesma
Wanessa Camargo recebe amor e carinho de Zilu Godoi após ser desclassificada do BBB24 Lorena Bueri

Wanessa Camargo recebe amor e carinho de Zilu Godoi após ser desclassificada do BBB24

Após Wanessa sair do BBB24, Zilu dá apoio a cantora, a desclassificação de Wanessa aconteceu no sábado dia 2 de março, depois de ser acusada de agressão pelo participante Davi
Startup de segurança que promete alta redução do crime sofre de acusações legais nos EUA Lorena Bueri

Startup de segurança que promete alta redução do crime sofre de acusações legais nos EUA

A empresa cresceu quase 2700% desde 2020 e instalou mais de 4000 câmeras em 42 estados nos EUA que realizam o rastreamento de placas de carros em rodovias através de IA
PFW: Valentino mostra a beleza da cor preta na coleção de Inverno 2024 Lorena Bueri

PFW: Valentino mostra a beleza da cor preta na coleção de Inverno 2024

Com uma coleção toda all black inspirada no "Le Noir", a marca apresentou peças transparentes com rendas, bordados e tecidos leves na Semana de Moda de Inverno em Paris
UE multa Apple em 1,8 bilhões por prática anticompetitiva contra Spotify Lorena Bueri

UE multa Apple em 1,8 bilhões por prática anticompetitiva contra Spotify

A União Europeia aplica multa após queixa de plataforma de streaming de músicas alegar restrição nas opções de pagamentos e cobrança de comissões em loja de aplicativos da dona do Iphone
'Duna: Parte 2' bate recorde de bilheteria e alcança valores milionários nos EUA Lorena Bueri

"Duna: Parte 2" bate recorde de bilheteria e alcança valores milionários nos EUA

Com estreia no dia 1º de março deste ano, a sequência do filme "Duna" já superou as expectativas dos telespectadores e atingiu valores milionários após bater recorde de bilheteria
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo