Notícias

Maior fábrica de chocolate do mundo fecha temporariamente após caso de salmonela

Gigante mundial no ramo de cacau, a companhia belga Barry Callebaut, teve que interromper sua produção após contaminação, empresa diz ter feito contato com seus clientes e garante que produtos contaminados não chegaram até os consumidores.

01 Jul 2022 - 21h30 | Atualizado em 01 Jul 2022 - 21h30
Maior fábrica de chocolate do mundo fecha temporariamente após caso de salmonela  Lorena Bueri

A maior fábrica de chocolate belga, Barry Callebaut fechou temporariamente suas portas após caso de salmonela ser detectada em um lote, a produção na maior fábrica de chocolate no mundo, que fica em Wieze, na Bélgica foi interrompida no começo desta semana, todos os produtos fabricados depois do dia 25 de junho foram bloqueados e as linhas de produção passarão por desinfetação.  

De acordo com um comunicado emitido pela empresa nesta quinta-feira (30), as autoridades alimentares belgas (FAVV) foram informadas do ocorrido. “Para a Barry Callebaut, a segurança alimentar é primordial. Nossos robustos programas de segurança alimentar em vigor nos permitiram identificar rapidamente a lecitina como a fonte da contaminação” - disse a empresa. 

A companhia informou que realizou o recall de todos os produtos fabricados desde o momento dos testes e que todas as medidas de precaução foram tomadas. “Atualmente, estamos entrando em contato com todos os clientes que podem ter recebido produtos impactados”, disse. Em um novo comunicado dado nesta sexta a Barry informou que nenhum chocolate contaminado entrou na cadeia alimentar do varejo.  


Produção em fábrica da Barry Callebaut. Foto Reprodução: Blog Loja Santo Antônio. 


A salmonela é uma bactéria da família dos Enterobacteriaceae que pode causar intoxicação alimentar e em casos mais graves pode levar á morte, é conhecida há mais de um século pode ser encontrada em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, assim, qualquer alimento que venha desses animais ou que tenha entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão da bactéria.  

Um porta-voz da companhia disse à agencia de notícias francesa Agence France-Presse, que "a maioria dos produtos contaminados ainda está na fábrica da Wieze" e uma pequena quantidade lcom nossos clientes", informou e acrescentou que a empresa já entrou em contato com 73 clientes para garantir que não aconteça a contaminação dos consumidores.  

O grupo é uma gigante mundial no ramo do chocolate, fornece seus produtos à base de cacau para outras grandes empresas alimentícias do setor como a Nestlé, Hershey e Mondelez. Sua sede fica em Zurique na Suíça, tem cerca de 60 fábricas no mundo todo, de acordo com balanço da empresa, suas vendas anuais chegaram a 2,2 milhões de toneladas no período de 2021/2022.  

Foto Destaque: Chocolate Callebaut. Reprodução: Chocolate Online.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo