Notícias

Macron se prepara para visita de Estado ao Brasil

Emmanuel Macron se prepara para fazer uma visita de Estado para Brasil no primeiro semestre de 2023. A viagem deve recuperar o relacionamento entre Brasil e França.

24 Dez 2022 - 19h30 | Atualizado em 24 Dez 2022 - 19h30
Macron se prepara para visita de Estado ao Brasil Lorena Bueri

Emmanuel Macron, presidente da França, pode ser um dos líderes mundiais a fazer uma visita de Estado ao Brasil no começo do governo do presidente eleito Lula. É esperado que ele visite o Brasil no primeiro semestre.

Não é esperado que Macron venha à posse no dia primeiro de janeiro, mas é espero que em fevereiro o Brasil receba Catherine Colonna, ministra dos Negócios Estrangeiros da França, que irar preparar a viagem do presidente no país.

Oliver Becht, responsável pelo Comércio Exterior, Atratividade e Franceses no Exterior, também é cotado para vir ao Brasil.


Macron foi um dos primeiros líderes mundiais a parabenizar publicamente a vitória de Lula nas eleições presidenciais de 2022 (Reprodução/Twitter)


França e Brasil possuem um relacionamento comercial importante, sendo a França o país que mais emprega estrangeiros e o terceiro país que mais investe no Brasil, com um investimento francês no Brasil de US$ 32,2 bilhões.  

Porém, o relacionamento entre os dois países ficou balançado durante o governo de Jair Bolsonaro. Paulo Guedes, Ministro da Economia, disse em uma ocasião que a França estaria se tornando “irrelevante” para o Brasil, enquanto Bolsonaro acusou Macron de tentar ferir a soberania brasileira sobre a Amazônia, quando o presidente francês fazia parte do grupo que questionava o Brasil sobre as queimadas na Amazônia.

Tanto Jair Bolsonaro quanto Paulo Guedes também já atacaram a aparência da primeira-dama francesa, Brigitte Macron.

Com a vitória de Lula nas eleições presidenciais brasileiras em 2022, Brasil e França parecem fazer um movimento para volta do relacionamento entre os dois países.

Macron foi um dos primeiros a aparecer publicamente para parabenizar a vitória de Lula, postando um momento da ligação que fez para o presidente eleito em suas redes sociais. No ano passado, Macron já tinha recebido Lula na França, encontro que contou com honrarias e tratamento que chefes de Estados recebem, segundo a assessoria do Palácio do Eliseu, um protocolo para atuais e ex-chefes de Estado, na ocasião os dois conversaram sobre “temas globais absolutamente fundamentais.

 

Foto Destaque: Lula já tinha visitado Macron em 2021. Reprodução/Ricardo Stuckert/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo