Bem Estar

Má qualidade do sono aumenta risco de doenças cardiovasculares

Sem o descanso adequado, há uma sobrecarga do coração e do sistema nervoso simpático, responsável por manter o equilíbrio do organismo em situações de perigo, esforço intenso, estresse físico e psíquico, que podem levar ao colapso

17 Mar 2023 - 14h40 | Atualizado em 17 Mar 2023 - 14h40
Má qualidade do sono aumenta risco de doenças cardiovasculares Lorena Bueri

Dormir bem é essencial para a saúde física, o desempenho cognitivo e o funcionamento diurno. No entanto, ao longo dos anos, essa tem sido uma tarefa cada vez mais difícil para a população mundial. Aqui no Brasil, cerca de 65% das pessoas relatam dificuldades para dormir, segundo um estudo publicado na Sleep Epidemiology. Quem mais sofre são as mulheres, abaixo de 55 anos, residentes no Centro-Oeste do país.

De acordo com o pneumologista do Serviço de Medicina do Sono do Hcor, Dr. Pedro Genta, a má qualidade do sono aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. “O sono é o momento de repouso cardiovascular. Dormir menos de seis ou mais de oito horas ou ter um sono de má qualidade favorece o surgimento de hipertensão, diabetes e obesidade, que culminam em infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs)”, alerta.

Para evitar essas complicações é fundamental saber reconhecer os sinais. “Sono leve e/ou insuficiente, ronco, movimento excessivo, insônia e sonolência diurna indicam que a pessoa não está dormindo bem. Ao perceber esses sintomas, é preciso procurar um médico, que irá avaliar o caso individualmente. Os diagnósticos são baseados nas queixas e hábitos do sono. Para alguns, a polissonografia deve ser usada, como na apneia do sono e distúrbios comportamentais durante o sono”, explica.

O tratamento varia de acordo com a causa do problema. “Se for apenas comportamental, mudanças simples na rotina costumam resolver. Já para apneia, há indicação de perda de peso, prática de exercício físico e uso de aparelho CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas) ou intraoral. Já para insônia, eventualmente, pode ser necessária medicação por curto período”, esclarece o especialista.

Durma bem:

- Estabeleça horários regulares para dormir e acordar;

- Tenha um bom ambiente para as noites de sono;

- Evite trabalho, televisão ou dispositivos móveis no quarto;

- Não permaneça na cama se não estiver conseguindo dormir;

- Mantenha hábitos saudáveis (alimentação, exercício físico, exposição diurna ao sol).

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo