Bem Estar

MSD Brasil anuncia parceria com Fernanda Souza, Claudia Raia e Enzo Celulari para campanha de prevenção contra o HPV

Celebridades usam seus perfis no Instagram para difundir informações sobre o vírus da HPV. A prevenção contra a HPV é feita através da vacinação, uso da camisinha e exames preventivos.

25 Out 2021 - 17h45 | Atualizado em 25 Out 2021 - 17h45
MSD Brasil anuncia parceria com Fernanda Souza, Claudia Raia e Enzo Celulari para campanha de prevenção contra o HPV Lorena Bueri

Quando o assunto é IST (Infecção Sexualmente Transmissível) muitos tabus as cercam. O projeto HPV Pode Acontecer, criado pela MSD Brasil, surgiu para disseminar informações de saúde, por meio do site e do perfil no Instagram, conscientizando jovens e adultos, homens e mulheres sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce dos casos de HPV de maneira simples, descontraída e principalmente, sem tabus.

Média móvel de mortes por covid-19 completa 10 dias seguidos abaixo de 400

Estudo do Instituto Butantan em Serrana mostra eficácia de 99% da CoronaVac

Última semana para vacinação em crianças para Poliomelite no Rio

Para a disseminação do conteúdo nas mídias, a MSD Brasil conta com a visibilidade e confiança das imagens de duas grandes atrizes Claudia Raia e Fernanda Souza, além do empresário e influenciador digital, Enzo Celulari. O objetivo da campanha que começou na última semana é atingir pessoas entre 18 e 46 anos com informações sobre o HPV. Clique aqui para acessar o perfil da campanha no Instagram.

A sigla HPV designa um grupo de vírus chamado papilomavírus humano. São mais de 170 tipos de vírus e a forma mais comum de contágio é pela via sexual, com elevado risco de contágio ao longo da vida. Sua transmissão acontece por meio do contato pele com pele ou com mucosas infectadas durante qualquer contato sexual (genital, anal, oral e manual). Também pode haver transmissão durante o parto da mãe para o bebê. Esses vírus provocam infecção da pele e das mucosas, acarretando lesões intraepiteliais, uma condição em que há alterações nas células da superfície do colo do útero, verrugas genitais, e outras lesões que podem ser percussoras de cânceres.

Pelo menos 13 tipos de HPV estão relacionados aos diferentes tipos de cânceresi e o vírus é responsável por 5% de todos os tipos de tumores malignos do mundo. Nas mulheres, o HPV é responsável por 75% dos cânceres de vagina e por 70% dos de vulva, enquanto, nos homens, 60% dos casos estão associados ao câncer de pênis e mais de 90% das neoplasias anais são causados pelo HPV.


Verdades sobre o vírus HPV. (Foto: Divulgação/ Instagram)


Como se prevenir

A prevenção do HPV é feita por meio da vacinação, do uso de camisinha e exames preventivos (como Papanicolau em mulheres), além da educação direcionada sobre a doença. A vacina, pode ajudar a salvar cerca de 3 milhões de vidas por anovi, funciona induzindo a imunidade contra os sorotipos do vírus contidos na fórmula, sem que o corpo precise entrar em contato com os causadores do mal.

O risco de uma pessoa ter contato com o HPV durante a vida chega a 80%. Segundo estudo realizado pelo Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica (IUCR), uma entre quatro mulheres não sabia que a infecção pelo HPV é a principal causa de câncer de colo do útero e 57,7% das participantes acreditavam que o uso de preservativo, durante a relação sexual, protegia totalmente contra o HPV, o que não é verdade. O uso da camisinha não garante a proteção total, já que o vírus pode estar em áreas que o preservativo não cobre. Por isso a necessidade da vacinação.

Foto Destaque: Enzo Celulari em publicação contra a HPV. Reprodução/ Instagram

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo