Saúde

MAPA confirma primeiro caso de gripe aviária em São Paulo

Nesta segunda-feira (5), o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou o primeiro caso de contaminação de gripe aviária do Estado de São Paulo, em Ubatuba, no Litoral Norte.

06 Jun 2023 - 10h00 | Atualizado em 06 Jun 2023 - 10h00
MAPA confirma primeiro caso de gripe aviária em São Paulo Lorena Bueri

Nesta segunda-feira (5), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) confirmou o primeiro caso de gripe aviária (H5N1) no estado de São Paulo, após encontrar uma ave contaminada em Ubatuba.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o Brasil se mantém distante de uma proliferação de H5N1, embora, até dado momento, tenham-se registrado 24 casos de aves migratórias contaminadas. Além de São Paulo, já foram notificados casos no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

A gripe aviária (influenza A) é uma doença viral que infecta principalmente as aves (preferência a aves silvestres aquáticas), mas possui, também, predisposição para invadir células humanas. Segundo especialistas, a sintomatologia assemelha-se à uma “gripe comum”, afetando o sistema respiratório e ocasionando febre, dor muscular, dor de garganta, calafrios, fraqueza, secreção nasal, tosse e espirros.

A doença costuma acometer o ser humano de forma branda, porém, sabe-se que o vírus apresenta uma modulação altamente patógena, gerando sintomas mais graves, podendo levar a morte.

O diagnóstico é realizado através da observação dos sintomas e exames laboratoriais, sendo confirmado por coleta de material biológico, como escarro, sangue e aspirado endotraqueal. O tratamento varia, mas em sua maioria é empregado antigripais e antivirais comuns, além de analgésicos.

Enfatiza-se a importância da participação popular nas campanhas de vacinação promovidas pelo MS, que acontecem anualmente para indivíduos maiores de 6 meses de idade. Neste sentido, a vacina atua como um método preventivo, atuando na produção de anticorpos específicos, fortalecendo o sistema imunológico.


Campanha de vacinação contra a gripe. (Foto: Reprodução/Governo do Espíriro Santo).


O encerramento da campanha de vacinação de 2023, que constitui o Movimento Nacional pela Vacinação, foi prorrogada para o dia 20 de junho, a fim de abranger um maior número de imunizados. Segundo dados, até dia 31 de maio, que era a data limite para a vacinação, menos de 50% da população brasileira havia sido imunizada.

 

Foto destaque: Trinta-réis-real. Reprodução/Ocean Treasures

VEJA TAMBÉM

Perrie Edwards lança seu primeiro videoclipe solo, marcando nova fase pós-Little Mix Lorena Bueri

Perrie Edwards lança seu primeiro videoclipe solo, marcando nova fase pós-Little Mix

Perrie Edwards ex-integrante do Little Mix lançou hoje seu primeiro videoclipe solo, "Forget About Us" e marca o início de sua carreira solo após a separação da banda.
Laços Inquebráveis Gisele Bündchen e sua Família Brasileira Lorena Bueri

Laços Inquebráveis Gisele Bündchen e sua Família Brasileira

O diálogo revela não apenas a trajetória profissional da modelo, mas também sua profunda ligação com a família e suas raízes
X deve indezinar Brasil por R$ 1 bilhão em danos Lorena Bueri

X deve indezinar Brasil por R$ 1 bilhão em danos

A DPU exige na Justiça Federal que o empresário Elon Musk adote uma série de medidas e pague uma indenização ao país após ataques direcionados ao STF.
Série b tudo que você precisa saber os favoritos aos títulos e muitas novidades Lorena Bueri

Série b tudo que você precisa saber os favoritos aos títulos e muitas novidades

Veja aqui destaques de uns dos campeonatos mais emocionante do Brasil, jogadores destaques, as zebras, e quem vai subir a tão sonhada elite do futebol Brasileiro
Max Verstappen questiona acusação de golpe há três anos na final da F1 Lorena Bueri

Max Verstappen questiona acusação de golpe há três anos na final da F1

Tricampeão da RBR ponderou sobre o fervor da rivalidade com Lewis Hamilton, falou em anistia e se referiu aos boatos sobre sua ida para a Mercedes em 2025
Governo de São Paulo terá que esclarecer ao Ministério Público a utilização do Chat GPT na produção de aulas Lorena Bueri

Governo de São Paulo terá que esclarecer ao Ministério Público a utilização do Chat GPT na produção de aulas

O Ministério Público de São Paulo está cobrando do governo do estado explicações sobre conteúdos de aulas nos quais o Chat GPT será utilizado na produção de aulas e de que forma, bem como se há alguma empresa contratada para o atuar com a tecno
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo