Cinema/TV

Lupin e Sherlock: personagens já renderam batalha judicial

Autor dos livros de Arsène Lupin, personagem que inspirou a série da Netflix, já entrou em batalha judicial com Sir Arthur Conan Doyle, autor das aventuras do detetive Sherlock Holmes.

23 Jun 2021 - 15h04 | Atualizado em 23 Jun 2021 - 15h04
Lupin e Sherlock: personagens já renderam batalha judicial Lorena Bueri

Impossível assistir a série Lupin da Netflix e não lembrar do detetive Sherlock Holmes. Afinal, o protagonista Assane usa os métodos do personagem Arsène Lupin para escapar de todos os detetives que resolvem ir atrás dele, então talvez apenas aquele que é conhecido como o maior detetive de todos os tempos fosse capaz de superar Assane, não é mesmo? Bem, não exatamente.


O autor Maurice Leblanc (Reprodução/Wikipedia)


O autor Maurice Leblanc, criador de Arsène Lupin, nunca escondeu sua inspiração no detetive Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle. Então, em 1906, ele resolveu, numa de suas histórias, botar o mais ágil ladrão francês e o mais inteligente detetiva britânico frente a frente para um embate. ESherlock Holmes Chega Tarde Demais o detetive é enganado pelo jovem Lupin, que rouba seu relógio e o devolve com um cartão de visitas. Mas Conan Doyle não gostou nem um pouco dessa ideia.

Seja por questões de direitos autorais, ou porque não gostou de ver seu grande detetive sendo enganado, a questão é que Sir Arthur Conan Doyle entrou na justiça contra Maurice Leblanc. E venceu. Isso obrigou Leblanc a mudar o nome do personagem no seu livro.


Saiu a primeira foto da 3ª temporada de 'A Amiga Genial'

Dominic Cooper protagonizará em thriller chamado 'Nightfall'

Shailene Woodley estrelará em filme de comédia chamado 'Robots'


Porém, o autor francês não se deu por vencido e mudou o nome de Sherlock Holmes para Herlock Sholmes e o investigador voltou a aparecer em mais três livros do ladrão de casaca: Arsène Lupin contra Herlock Sholmes, A Agulha Oca e 813. Mesmo com os atritos, Leblanc era fã do autor inglês e, quando Conan Doyle morreu, escreveu uma homenagem ao "rival".


Capa de Arsène Lupin contra Herlock Sholmes (Divulgação/Zahar)


Na série, o único detetive que parece rivalizar com Assane é o detetive Guedira. Talvez essa tenha sido uma tentativa do criador da série de homenagear a rivalidade entre Lupin e Holmes nos livros originais nos quais Assane se inspira. 

Em Lupin, o protagonista Assane Diop é um ladrão habilidoso em busca de vingança que se inspira no protagonista dos livros de Maurice Leblanc. Filho de um imigrante senegalês injustamente acusado do roubo de um colar de diamantes pelo rico patriarca Hubert Pellegrini, Assane usa seu carisma e os ensinamentos de Lupin para alcançar seus objetivos. A série aproveita o contexto contemporâneo para falar de temas como racismo, paternidade e justiça. Ela possui duas temporadas, disponíveis na Netflix.

Confira o trailer da 2ª temporada:



(Repdrodução/YouTube)


(Foto destaque: Imagem de 'Lupin'. Divulgação/Netflix)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo