Politica

Lula troca comando do Exército

Nomeado ainda no governo Bolsonaro, Júlio Cesar de Arruda não seguirá no comando do exército brasileiro. Novo governo já definiu quem ocupará a vaga de agora em diante.

21 Jan 2023 - 18h45 | Atualizado em 21 Jan 2023 - 18h45
Lula troca comando do Exército Lorena Bueri

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue mexendo nas cadeiras de parlamentares e todos que cercam seu governo. A mais nova mudança foi a troca de comando no exército brasileiro.

O general Júlio Cesar de Arruda, que assumiu o comando do exército ainda nos últimos dias no governo de Jair Messias Bolsonaro, foi demitido do cargo. Antes da consumação da demissão, o agora ex-comandante participou de uma reunião com José Lúcio Monteiro (Ministro da Defesa), Marcos Sampaio Olsen (almirante comandante da marinha), Marcelo Kanitz Damasceno (brigadeiro da aeronáutica) e o presidente Lula no Palácio do Planalto para primeira conversa a respeito dos atos ocorridos no início do mês. Sua saída da liderança foi algo previamente acordado com a equipe de transição do novo presidente com a gestão anterior, tendo em vista que Arruda assumiu o cargo no dia 30 de dezembro do ano passado.

 

https://lorena.r7.com/public/assets/img/galeria-imagens/LULA9.jpg

Com a situação caótica em Brasília no início do mês, Lula faz mudança no comando do exército. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Pese a permanência de Arruda no cargo, os atos de vandalismo cometido por bolsonaristas fanáticos ocorridos no início de janeiro (com muitas depredações, roubos e invasões nas sedes dos Três Poderes em Brasília) tiveram um peso considerável na decisão mesmo que Lula tenha deixado claro a ideia de punir apenas os que estiveram diretamente ligados aos crimes ocorridos no Distrito Federal.

Com o enfatizar de Lula quanto a "não politização" das instituições militares como um todo aliada a falha grave das Forças Armadas no caos ocorrido em Brasília, uma troca se fez necessária para minimizar danos futuros e resquícios de vínculo com o governo passado.

O novo encarregado de comandar o exército nacional será o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva (atual comandante militar do Sudeste desde 2021). O novo comandante é inicou a carreira militar em 1975 e em seu longo histórico, tem participação da missão do Exército no Haiti, dentre outras várias conquistas como militar. Sua glorificação como general ocorreu em 2019 onde integrou o Alto Comando do Exército.

 

Foto Destaque: assumindo o cargo ainda no governo Bolsonaro, Arruda não seguirá como comandante do exército no governo Lula. (Foto: Reprodução/Poder 360)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo