Notícias

Lula torna público seu cartão de vacinação

Presidente atendeu um pedido feito através da Lei de Acesso à informação; Controladoria Geral da União ainda vai decidir sobre o fim do sigilo da caderneta de vacinação do ex-presidente, Jair Bolsonaro

16 Fev 2023 - 19h25 | Atualizado em 16 Fev 2023 - 19h25
Lula torna público seu cartão de vacinação Lorena Bueri

No momento em que a Controladoria-Geral da União (CGU) vai debater se derruba ou não sigilo imposto sob a caderneta de vacinação do ex-presidente, Jair Bolsonaro, o atual presidente, Lula, decidiu tornar público o seu cartão de vacina.

Atendendo a um pedido feito via Lei de Acesso à Informação (LAI), as informações foram enviadas pelo Palácio do Planalto nesta quinta-feira (16).

De acordo com a carteira de vacinação digital, o presidente iniciou seu ciclo vacinal em março de 2021, tomando a primeira dose da Coronavac, no mês seguinte já recebeu a segunda dose, também da Coronavac. Já a terceira dose foi da Pfizer, em outubro de 2021 e a quarta dose da Janssen, aplicada em abril de 2022.


Carteira de vacinação digital do presidente Lula (Foto: O Globo/Reprodução)


Esta foi mais uma forma do Governo de mostrar que o presidente entende, está de acordo e seguindo a nova padronização em relação às regras de instauração de sigilo de 100 anos, que passaram ater critérios mais claros.

Lula teve uma ampla cobertura, tanto da mídia, quanto pessoal, em suas redes sociais, quando foi receber as doses da vacina contra a Covid-19 e por isso, segundo pessoas ligadas ao governo, ele não teve problemas em divulgar seus dados de vacinação.

Ainda nesta sexta-feira (17), a Controladoria-Geral da União (CGU) deve analisar o pedido feito pelos veículos de comunicação, para que o Ministério da Saúde faça a quebra de sigilo dos dados de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro, que jura não ter tomado nenhuma dose da vacina contra a Covid-19, impôs sigilo de 100 anos sobre o documento e, durante o exercício de seu mandato, negou todos os pedidos realizados para o acesso das informações.

Primeira-Dama também seguiu o exemplo

Assim como Lula, a primeira-dama, Janja, também decidiu divulgar o seu cartão de vacina. Da mesma forma que o atual presidente, ela também tomou todas as doses recomendadas da vacina de Covid-19.


Carteira de vacinação digital do Primeira-dama, Janja (Foto: O Globo/Reprodução)


Como mostra a sua carteira de vacinação digital, Janja foi vacinada entre junho de 2021 a novembro de 2022, todas com doses da Pfizer.

 

Foto destaque: Lula tomando a primeira dose da vacina em São Bernardo do Campo (Ricardo Stuckert/Reprdodução)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo