Notícias

Lula se reúne com presidente da Petrobras para definir reoneração da gasolina e do etanol

A desoneração dos impostos federais sobre os combustíveis vai até esta terça-feira (28). Para Gleisi Hoffmann, presidente do PT, a decisão é um "descompromisso com a campanha".

28 Fev 2023 - 16h30 | Atualizado em 28 Fev 2023 - 16h30
Lula se reúne com presidente da Petrobras para definir reoneração da gasolina e do etanol Lorena Bueri

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta terça-feira (28) com ministros e o presidente da Petrobras para discutir sobre a reoneração dos combustíveis


Lula e Jean Paul Prates (Foto: Reprodução/Gazeta do Povo)


O encontro conta com a participação do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Ontem (27), o Ministério da Fazenda anunciou o aumento de imposto sobre os combustíveis para arrecadar R$ 28,8 bilhões neste ano, mas nenhum anúncio oficial foi realizado pelo Palácio do Planalto.

A decisão passa por um acordo entre a ala econômica do governo, representada por Fernando Haddad, e um grupo fechado com Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, que é contra retomar a tributação dos combustíveis.

Na última sexta-feira (24), Hoffmann afirmou que voltar a taxar combustíveis agora é “descumprir compromisso com a campanha.”

“Não somos contra taxar combustíveis, mas fazer isso agora é penalizar o consumidor, gerar mais inflação e descumprir compromisso de campanha”, disse nas redes sociais.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, defende uma saída intermediária, com uma reoneração escalonada, que seria realizada por meio de uma Medida Provisória a ser editada por Lula.

Apesar do comunicado, o Ministério da Fazenda não deu detalhes sobre qual será o percentual de imposto e nem o valor em reais por litro de cada combustível. O único detalhe fornecido foi que os combustíveis fósseis, como a gasolina, serão mais onerados

Lula prorrogou somente até hoje (28) a desoneração (redução a zero) dos impostos federais sobre a gasolina, o álcool, querosene de aviação e gás natural veicular (GNV).

A ala econômica conta com o retorno da cobrança dos impostos para aumentar a arrecadação e diminuir o rombo de mais de R$ 200 bilhões esperados para as constas do governo neste ano.

Os impostos federais do diesel e o gás de cozinha estão zerados até 31 de dezembro.

Foto destaque: Lula. Reprodução/Poder360

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo