Notícias

Lula se encontra com Xi Jinping na sede do governo da China

Presidentes conversaram no Grande Palácio do Povo, sede do governo chinês, em Pequim. Entre os assuntos discutidos, a intenção de ampliar investimentos e reforçar a cooperação em áreas educacionais e espaciais.

14 Abr 2023 - 14h33 | Atualizado em 14 Abr 2023 - 14h33
Lula se encontra com Xi Jinping na sede do governo da China Lorena Bueri

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ao presidente da China, Xi Jinping que o povo brasileiro “não tem preconceito com o povo chinês”.


Lula (Foto: Reprodução/Agência Brasil - EBC)


A declaração ocorreu durante o encontro dos líderes no Grande Palácio do Povo, em Pequim, nesta sexta-feira (14).

Lula também afirmou que “ninguém vai proibir que o Brasil aprimore sua relação com a China”. O comentário é uma resposta às críticas e questionamentos sobre a visita do presidente à Huawei,  gigante de tecnologia chinesa banida nos Estados Unidos por segurança nacional e medo de espionagem.

Lula reafirmou um posição de independência em relação à política externa e não alinhamento com forças internacionais.

“Ontem fizemos visita à Huawei em uma demonstração que queremos dizer ao mundo que não temos preconceito com o povo chinês. E que ninguém vai proibir que o Brasil aprimore sua relação com a China.”, disse Lula.

As declarações foram registradas durante o encontro à imprensa. A reunião prosseguiu a portas fechadas.

Após a conversa, os dois líderes devem assinar ao menos 25 acordos em diversas áreas, que incluem captação de recursos para obras, cooperações em segurança alimentar, exploração espacial e saúde, além do agronegócio.

A programação para a assinatura dos acordos atrasou por conta de uma extensão na conversa entre os chefes de estado.

Ao deixar o Grande Palácio do Povo, Lula deve ir para a embaixada brasileira em Pequim para uma declaração à imprensa.

O petista e a primeira-dama, Janja da Silva foram recebidos por Xi e sua esposa, Peng Liyuan na Praça da Paz Celestial, por volta das 5h35 (horário de Brasília), em uma cerimônia de boas vindas.

Lula ressaltou que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a China como economia de mercado.

“É importante dizer que a China tem sido uma parceira preferencial do Brasil nas suas relações comerciais. É com a China que a gente mantém o mais importante fluxo de comércio exterior. É com a China que nós temos a nossa maior balança comercial e é junto com a China que nós temos tentado equilibrar a geopolítica mundial discutindo os temas mais importantes”, disse.

No evento, os líderes ressaltaram a intenção de ampliar investimentos e reforçar a cooperação em áreas educacionais e espaciais.

Foto destaque: Lula e Xi Jinping. Reprodução/Agência Brasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo