Notícias

Lula revela que país voltou ao Mapa da Fome pela primeira vez desde 2014

Ex-presidente disse que mais de 33 milhões de brasileiro não tem o que comer, durante passeata em São Bernardo do Campo com Fernando Haddad e Geraldo Alckmin.

14 Out 2022 - 13h40 | Atualizado em 14 Out 2022 - 13h40
Lula revela que país voltou ao Mapa da Fome pela primeira vez desde 2014 Lorena Bueri

O ex-presidente e atual candidato a Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que o país voltou ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), após anos de ausência. A fala foi dita durante uma caminhada em São Bernardo do Campo (SP), que contava com a companhia de Fernando Haddad (PT), candidato a Governador do Estado de São Paulo, e Geraldo Alckmin (PSB), que postula a vice-presidência de Lula.

“E eu queria dizer pra vocês, a gente tinha tirado o Brasil do Mapa da Fome, mas a fome voltou. Trinta e três milhões de brasileiros hoje vão dormir toda noite sem ter o que comer”, discursou o ex-presidente.

Segundo pesquisa da Rede PENSSAN (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) junto a Pesquisa Nacional de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 33,1 milhões de brasileiro estão passando fome no país. 


Lula e Haddad durante caminhada em São Bernardo. (Foto:Reprodução/PT/ Ricardo Stuckert).


Além disso, 125,2 milhões de pessoas possuem problemas com a alimentação necessária no dia a dia. Dentro do estudo, existem três graus: o primeiro, o qual o indivíduo não possui acesso a quantidade que poderá consumir, além da incerteza da qualidade do alimento que terá em casa.

No segundo nível, as pessoas possuem acesso limitado à comida, ao considerar as calorias diárias que um ser humano deve ingerir diariamente para se manter saudável.

Por último, o terceiro nível indica que a pessoa passa fome, e possui privação aos alimentos. Em 2013, 3,2% das pessoas no Brasil ocupavam esse estágio.

Em 2014, durante o governo de Dilma Rousseff (PT), que sucedeu Lula, o Brasil saiu do Mapa da Fome, de acordo com o relatório da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO). 

Entretanto, em 2022, após a grave pandemia causada pela Covid-19, além do Governo atual, o país voltou ao Mapa da Fome. A insegurança alimentar chegou a atingir 15,4 milhões de pessoas no Brasil, representando 7,3% da população, entre 2019 e 2021.

Foto destaque: Lula durante passeata. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo