Notícias

Lula realiza primeira reunião ministerial do seu terceiro mandato

O presidente Lula disse que irá "respeitar as indicações políticas que levaram os ministros ao governo"."Não tem veto ideológico para conversar e não tem assunto proibido em se tratando de coisas boas para o povo brasileiro", afirmou Lula.

06 Jan 2023 - 20h09 | Atualizado em 06 Jan 2023 - 20h09
Lula realiza primeira reunião ministerial do seu terceiro mandato Lorena Bueri

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (6) que o governo tem uma tarefa "árdua", mas "nobre". Ele também afirmou querer manter uma boa relação com o Congresso e união para acabar com as "brigas familiares". Lula ainda ressaltou que será primordial o respeito ao meio ambiente, às leis e à Constituição em seu governo.

Ele deu as declarações durante pronunciamento na abertura da primeira reunião ministerial de seu terceiro mandato como presidente. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto informou o G1, todos os 37 ministros participaram da reunião. O encontro foi longo, começou pela manhã e terminou no meio da tarde.

No discurso, Lula disse que "o governo terá uma tarefa árdua", "não deixará ministros 'no meio da estrada', mas quem fizer algo 'errado' será convidado a deixar o governo", "a relação com o Congresso será 'a mais importante' que já teve como presidente", "não é Arthur Lira que 'precisa' do governo, mas o governo que precisa do Legislativo", "produtores rurais que desrespeitarem o meio ambiente serão responsabilizados" e "não vale 'cidadão bandido' achar que pode desrespeitar a Constituição".


Video com trecho do pronunciamento de Lula disponível no Twitter. (Post Twitter Lula)


"Estejam certos que eu estarei apoiando cada um de vocês nos momentos bons e nos momentos ruins. Não deixarei nenhum de vocês no meio da estrada, não deixarei nenhum de vocês. Vocês foram chamados porque têm competência, vocês foram chamados porque foram indicados pelas organizações políticas que vocês pertencem, e eu respeito muito isso", afirmou no pronunciamento.

"Quem fizer errado, sabe que tem só um jeito, a pessoa será simplesmente, da forma mais educada possível, convidada a deixar o governo e, se cometeu algo grave, a pessoa terá que se colocar diante das investigações e da própria Justiça", disse Lula.

A parte mais importante do discurso do presidente Lula foi quando ele destaca a importância de um bom relacionamento com o Legislativo. Afirmou ter orgulho de ter montado uma equipe de políticos e lembrou que não adianta ter um governo composto por técnicos gabaritados, mas não conseguir votos no Congresso.

"Porque, neste país tudo vale, a única coisa que não vale é o cidadão bandido achar que pode desrespeitar a boa vontade da sociedade brasileira, a nossa Constituição e a nossa legislação", disse.

"A audiência com os ministros, de acordo com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, tem o objetivo de 'dar a partida' à nova gestão petista”, segundo apuração dos repórteres do G1 Guilherme Mazui, Luiz Felipe, Jéssica Sant'Ana, Beatriz Borges e Alexandro Martello. A coordenação do governo, a situação das obras de cada ministério e as ações a serem tomadas, além da relação com estados e municípios serão pautas das próximas reuniões ministeriais.

 

Foto Destaque: Lula realizando pronunciamento aos ministros de Estado no Palácio do Planalto. Divulgação/Ricardo Stuckert

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo