Notícias

Lula quer tirar Abin do alcance de militares, Inteligência deve ir para Casa Civil

Segundo fonte ouvida pelo blog da jornalista Andréia Sadi, o governo federal vai transferir a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), sob a alçada do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para a alçada da Casa Civil, comandada por Rui Costa.

24 Jan 2023 - 18h59 | Atualizado em 24 Jan 2023 - 18h59
Lula quer tirar Abin do alcance de militares, Inteligência deve ir para Casa Civil Lorena Bueri

O governo federal planeja transferir a Agência brasileira de Inteligência (Abin) para a alçada so Ministério da Casa Civil, comandado por Rui Costa. Segundo fontes ouvidas pelo blog da jornalista Andréia Sadi, teria partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A Abin, atualmente, fica sob o guarda-chuva do Gabinete de Segurança (GSI) e a ideia a mudança faz parte de um projeto amplo de diminuir a influência militar nas áreas ligadas à presidência. Se for concretizado, a transferência será feita por meio de medida provisória do qual ainda está em fase de discussão na Casa Civil.

O órgão sempre foi visado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que costumava dizer que queria ter um sistema de inteligência próprio. A avaliação no governo Lula é que, com Alexandre Ramagem (nomeado por Bolsonaro) a Abin se transformou em uma espécie de agência particular para espionar e proteger parentes e amigos do ex-presidente, como no caso de Jair Renan. Ramagem esteve à frente da Abin entre novembro de 2019 e março de 2022. De acordo com a jornalista, Andréia Sadi.


Lula e Ministro Rui Costa. (Foto: Reprodução/Folha de Boa Vista).


Está não é a primeira vez que a equipe de Lula pensa em desmilitarizar a Abin. Esta proposta vem desde a época da transição de governo, mas se tornou urgente após os atos golpistas do dia 8 de janeiro, que resultou na invação e depredação das sedes dos Três poderes. Desde então, Lula tem sido aconselhado a tirar a Inteligênica do alcance dos militares.

Petista próximos ao presidente também cobram uma transformação no GSI. Esta, no entanto, deve esperar. No momento, Lula aguarda que as mudanças sejam feitas pelo general Gonçalves Dias, chefe do órgão e nome de confiança do presidente Lula.

Mas qual é a função da Abin?

Abin é o órgão de inteligência do Brasil que produz conhecimentos que são passados ao presidente, de forma a auxiliar na tomada de decisões, planeja e executa ações, inclusive sigilosas, relativas à obtenção e análise de dados, também planeja e executa a proteção de conhecimentos sensíveis, relativos aos interesses e à segurança do Estado e da sociedade. Avalia ameaças, internas e externas, à ordem constitucional e promove o desenvolvimento de recursos humanos e da doutrina de Inteligência, e realizar estudos e pesquisas para o exercício e o aprimoramento da atividade de Inteligência.

Foto Destaque: Presidente Lula. Reprodução/Extra online.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo