Notícias

Lula pretende criar um Ministério Público

O ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um encontro, nesta terça-feira (30), com governadores propôs a criação de um Ministério da Segurança Pública.

30 Ago 2022 - 20h46 | Atualizado em 30 Ago 2022 - 20h46
Lula pretende criar um Ministério Público Lorena Bueri
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem em suas propostas de governo a criação de um Ministério da Segurança Pública e um Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Eles teriam como um dos principais objetivos a melhoria as polícias militares, que estão sob os cuidados dos governos estaduais.

Lula apresentou, nesta terça-feira (30), a proposta em uma reunião com governadores. Em seu discurso, o petista ressaltou que não seria uma intervenção do estado, e sim uma medida para integrar mais o poder Federal na tarefa de segurança dos estados.

"Nós estamos propondo a criação do Ministério da Segurança Pública, sem que haja nenhuma intervenção da política do estado. O que nós queremos é aumentar a participação da União, sem interferir naquilo que é obrigação do estado hoje", afirmou. (informações da CNN).

Segundo o candidato, já existe há um certo tempo essa reinvindicação pelos governadores para o governo federal crie uma pasta para lidar com assunto. 


       Ex-presidente Lula (PT) em encontro com governadores propondo o Ministério da Segurança Pública (Foto: Roberto Casimiro/Estadão Conteúdos)


O petista prometeu que caso eleito buscaria retomar o estatuto do desarmamento, liberar recursos do fundo da segurança pública e realizar acordos com países vizinhos para o combate ao tráfico de drogas.

"Nós temos um problema de inteligência. Não pode ter 30 inteligências, temos que criar uma inteligência única.", disse. 

Em seu planejamento, o Sistema Único de Segurança Pública incluirá o Ministério Público e a Defensoria Pública. Isso teria como intenção a retomada do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), responsável pelos cuidados em relação ao controle de criminalidade e a proporcionar bolsas para a melhoria da formação da Polícia Militar.

Além disso, o ex-presidente citou no encontro a importância de reforçar a vigilância da Lei Maria da Penha e, também, a escola de tempo integral como uma das alternativas de prevenção do aumento da criminalidade.

O Ministério da Segurança Pública existiu durante o mandato de Michel Temer (MDB), e acabou sendo incorporado ao Ministério da Justiça durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), em 2019.
 
Foto Destaque: Lula em encontro com os governadores nesta terça-feira (30). Reprodução/Ricardo Stuckert.
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo