Notícias

Lula pedirá à ONU para a Amazônia sediar a Conferência do Clima em 2025

Lula discursou nesta quarta-feira (16) na Conferência do Clima no Egito e disse que irá pedir à ONU para a Amazônia sediar a COP em 2025, além de reforçar que criará um Ministério dos Povos Originários

16 Nov 2022 - 16h51 | Atualizado em 16 Nov 2022 - 16h51
Lula pedirá à ONU para a Amazônia sediar a Conferência do Clima em 2025 Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (16), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que irá propor à Organização das Nações Unidas (ONU) para a Amazônia sediar a 30.o edição da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) em 2025.

A declaração foi feita na COP27 que está ocorrendo no Egito até o dia 18 de novembro e no evento “Carta da Amazônia – Uma agenda comum para a transição climática”, Lula discursou e recebeu uma carta de compromissos comuns do consórcio de governadores dos nove estados da Amazônia Legal, além de governadores brasileiros também terem participado da conferência.

“Nós vamos falar com o secretário-geral da ONU [António Guterres] e vamos pedir para que a COP de 2025 seja feita no Brasil e, no Brasil, seja feita na Amazônia. E, na Amazônia, tem dois estados aptos a receber qualquer conferência internacional, que é o estado da Amazonas e o estado do Pará”, afirmou Lula nesta quarta.

No discurso, Lula acrescentou ser “importante” que as pessoas conheçam a Amazônia e também para dizer que “o Brasil está de volta ao mundo”. “Acho muito importante que [a COP em 2025] seja na Amazônia e acho muito importante que as pessoas que defendem a Amazônia e que defendem o clima, conheçam de perto o que é aquela região”, diz o petista.


Entrega da carta de compromissos dos nove estados da Amazônia Legal ao Lula. (Foto:Reprodução/Ricardo Stuckert)


A Cúpula do Clima serve para que os países discutem as mudanças climáticas e propor medidas para a redução de gases do efeito estufa, que provocam a elevação da temperatura do planeta. Em 2019, o Brasil iria sediar a COP25, mas a pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que recomendou que o encontro não fosse realizado no país, a conferência foi transferida para a Espanha.

Além disso, ainda no discurso, Lula voltou a falar sobre a criação de um ministério para os povos indígenas, projeto que ele cita desde sua campanha eleitoral. “Nós vamos fazer uma luta muito forte contra o desmatamento ilegal. É importante as pessoas saberem que vamos cuidas muito forte dos povos indígenas. E vamos criar um Ministério dos Povos Originários para fazer com que eles não sejam tratados como bandidos”, afirmou o presidente.

Lula embarcou no Egito a convite do presidente do país, Abdel Fatah al-Sissi, na última segunda-feira para participar da COP27. Esta é a primeira viagem de Lula ao exterior desde que venceu Bolsonaro nas eleições presidenciais.

Foto Destaque: Lula discursando na COP27 no Egito nesta quarta-feira (16). (Reprodução/Ahmad Gharabli/AFP)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo