Notícias

Lula faz enquente no Twitter sobre a volta do horário de verão

O presidente eleito Lula (PT) usou as redes sociais para falar sobre a volta do horário de verão. A votação foi aberta na última segunda-feira (7) e somava mais de 2 milhões de votos, tendo como maioria votos favoráveis ao retorno.

08 Nov 2022 - 21h14 | Atualizado em 08 Nov 2022 - 21h14
 Lula faz enquente no Twitter sobre a volta do horário de verão  Lorena Bueri

Na última segunda-feira (07) o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), usou sua rede social para falar sobre um possível retorno do horário de verão. Na postagem, Lula abriu uma enquete para perguntar aos seus seguidores se são favoráveis ou não a volta do horário de verão.

Até o momento, a publicação já soma mais de 2 milhões de votos, tendo como maioria votos favoráveis ao retorno.


Enquete feita por Lula. Reprodução\Twitter


Lula não foi o único que fez uma publicação sobre o horário de verão. Através de suas redes sociais, o ator Bruno Gagliasso, pediu a Geraldo Alckmin (PSB), responsável pelo governo de transição, o retorno do horário de verão. O vice-presidente eleito, respondeu com emojis com caderno e um lápis, dando a entender que a sugestão havia sido anotada.


Bruno Gagliasso e Geraldo Alckmin. Reprodução\Twitter.


Implantado na década de 30 por Getúlio Vargas, a medida adiantava o relógio em uma hora e tinha como objetivo economizar o consumo de energia em vários estados do Brasil, aproveitando a duração maior da luz do dia. A medida foi anulada no primeiro ano de governo do presidente em exercício, Jair Bolsonaro (PL), em 2019. Durante a campanha eleitoral, Lula não citou se o retorno do horário era uma proposta ou não.

Na época, segundo o jornal Estado de Minas, O chefe executivo argumentou ter consultado o Ministério de Minas e Energia e pessoas da saúde para tomar a decisão. “As conclusões foram coincidentes: questão de economia, o horário de pico era mais pra 15h, então não tinha mais a razão de ser (da permanência do horário), não economizava mais energia; e na área de saúde, mesmo sendo uma hora apenas, mexia com o relógio biológico das pessoas”, disse Bolsonaro na ocasião.

Neste ano, o mesmo ministro pediu para que fossem realizados novos estudos sobre a realização da medida para avaliar se, com a popularização do uso de placas de energia solar, reduziria o uso de luz de outras fontes. Em setembro, Bolsonaro descartou dar continuidade à discussão sob a justificativa de não ter tempo hábil para concluir está avaliação.

Foto Destaque: Lula. Reprodução: Times Magazine.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo