Notícias

Lula encontra Juscelino Filho para discutir denúncias sobre uso indevido de dinheiro público

Ministro precisará prestar explicações sobre as diárias que teria recebido de forma ilegal em janeiro. “Se não provar inocência, não poderá ficar”, diz Lula sobre o caso.

06 Mar 2023 - 13h56 | Atualizado em 06 Mar 2023 - 13h56
Lula encontra Juscelino Filho para discutir denúncias sobre uso indevido de dinheiro público  Lorena Bueri

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (6) com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (UNIÃO). Os assuntos da reunião incluem as denúncias de que Filho teria viajado com dinheiro público para resolver questões pessoais em São Paulo, em janeiro.


Juscelino Filho (Foto: Reprodução/Em tempo)


O caso tomou repercussão após uma reportagem do jornal “O Estado de São Paulo”. De acordo com o Estadão, Juscelino foi para São Paulo com dinheiro do governo, mas cumpriu agenda que era, em grande parte, de assuntos pessoais.

Segundo o jornal, em três dos quatro dias de viagem, o ministro se ocupou de atividades relacionadas a seus cavalos de raça e participou de leilões.

Na última quinta-feira (2), Lula havia dito que cobraria “explicações” de Juscelino sobre o caso. Naquele momento, no entanto, o ministro estava em viagem oficial.

“Eu tentei esta semana conversar com o Juscelino. O ministro está viajando, está no exterior, a serviço do ministério, discutindo   em um encontro de telecomunicacões. Eu já pedi para o ministro Rui Costa (Da Casa Civil) convocar ele para segunda-feira para a gente ter direito de provar sua inocência. Mas se ele não conseguir provar a inocência, ele não pode ficar no governo”, afirmou o presidente.

Juscelino Filho pertence ao partido União Brasil, que não compôs a chapa eleitoral de Lula e, atualmente, possui três ministros no governo. Apesar de integrar a Esplanada dos Ministérios, o União se diz “independente”- uma colocação que incomoda a base política do governo.

O ministro acusado ainda não deu declarações públicas sobre as denúncias. Em nota, o Ministério das Comunicações afirmou que Juscelino possuía compromissos oficiais na viagem ao estado de São Paulo.

“O ministro cumpriu agenda oficial nos dias 26 e 27 de janeiro, participando de reuniões com a operadora Claro, onde houve apresentações do plano de investimentos no país da mesma; reunião técnica com a equipe do escritório regional da vinculada Telebrás; reunião com o gerente regional da agência vinculada Anatel; e participou de visita e reunião com grupo BYD, em SP”, diz a nota.

O uso do jato da Força Aérea Brasileira (FAB) no dia 30 também estaria dentro da legalidade. Juscelino também teria voltado em um voo compartilhado pelo Ministério do Trabalho, que, portanto, já partiria de São Paulo rumo a Brasília, afirma a pasta.

Foto destaque: Lula e Juscelino. Reprodução/Brasil de Fato

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo