Notícias

Lula é alvo de protesto da extrema direta em viagem à Portugal

Durante uma viagem a Portugal, o presidente Lula veio a sofrer um pequeno protesto no Parlamento português, mas segundo Márcio Macêdo a recepção do presidente no país foi sublime.

25 Abr 2023 - 21h00 | Atualizado em 25 Abr 2023 - 21h00
Lula é alvo de protesto da extrema direta em viagem à Portugal Lorena Bueri

Nessa terça-feira (25) o presidente Lula (PT) discursou no Parlamento português, porém a chegar no local acabou sendo alvo de protestos da extrema direita no país europeu. Levando em conta que no dia 25 é celebrado a queda da ditadura em Portugal, que ocorreu na época de 1974.

Enquanto o presidente Lula discursava, 11 parlamentares de direita ocasionaram um protesto contra ele, mas os outros parlamentares que lá estavam aplaudiram Lula. Santos Silva presidente do parlamento português pediu a ele que interrompesse a fala e solicitou aos demais que parassem com o protesto e respeitassem o presidente durante seu momento de fala.


Protestos contra Lula no Parlamento português. (Foto: Reprodução/Sérgio Camargo/Twitter)


"Chega de insultos, chega de envergonhar as instituições, chega de envergonhar o nome de Portugal", alertou Santos Silva, demonstrando constrangimento perante a situação. 

Depois do ocorrido segundo Márcio Macêdo, da Secretária-geral da Presidência da República, o ato foi pequeno e a viagem foi positiva.“Olha, foi tão pequena a extrema direita aqui. Mas a gente respeita, em função da democracia ser um valor universal. Apesar disso, a recepção de Lula aqui em Portugal foi excelente, nos sentimos em casa”, informou. 

Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado por Portugal no ano passado (2022), para comparecer à sessão solene da Revolução dos Cravos. Entretanto, logo após os parlamentares da extrema direta saberem sobre a presença de Lula, o líder do Chega, André Ventura, garantiu uma manifestação contra o mesmo.

Antes do discurso do atual presidente do Brasil iniciar, o governo português realizou uma sessão de boas-vindas para tentar amenizar as críticas.

Macêdo também pontuou acordos e destacou assinaturas de cooperação. “A recepção do povo também foi excelente. Então estamos muito felizes com a recepção de Lula. Foi uma porta de entrada para voltar os diálogos entre Brasil e União Europeia, e Portugal é parte significativa disso”, veio a afirmar.

A comitiva saiu de Lisboa pela manhã e agora encontra-se em Madri. Lula reúne-se juntamente ao rei Felipe e ao presidente espanhol Pedro Sánchez, na presente quarta-feira (26).

Foto destaque: Lula durante seu discurso no Parlamento português. Reprodução/G1

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo