Notícias

Lula e Janja se mudam para o Palácio da Alvorada

O presidente se mudou 36 dias após a posse. Lula e Janja alegam que a mudança tardia foi em razão dos inúmeros danos deixados por Jair e Michele Bolsonaro.

07 Fev 2023 - 20h20 | Atualizado em 07 Fev 2023 - 20h20
Lula e Janja se mudam para o Palácio da Alvorada Lorena Bueri

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira dama, Janja da Silva, se mudaram na última segunda-feira (6) para a residência oficial da Presidência da República, o Palácio da Alvorada.


Lula e Janja (Foto: Reprodução/Poder 360


Mesmo após a posse, Lula e Janja continuaram hospedados em um hotel e Brasília, onde a diária chega a custar R$ 5 mil. A previsão inicial era de que o casal se mudaria no final de janeiro, mas a equipe presidencial precisou adquirir parte de uma nova mobília para os dormitórios da alvorada, o que atrasou o processo.

No último mês, a Polícia Federal e o grupo antibombas  vistoriaram o ambiente. Equipes de Lula também providenciaram reformas de móveis e da estrutura do prédio.

Janja relatou inúmeros danos em tapetes, paredes, sofás, infiltrações em partes do teto e obras de artes faltando.  A primeira dama chegou a levar uma equipe da TV GloboNews para mostrar as condições do Palácio, após a desocupação do ex-presidente Jair Bolsonaro e sua esposa, Michele.

A mudança para à Alvorada estava prevista para a segunda quinzena de fevereiro, quando a chegada da nova mobília está prevista, porém, depois de Lula ter manifestado o desejo de sair do hotel, o processo foi acelerado. 

“não aguentava mais”, disse Lula aos assessores. Em uma das ocasiões, durante cerimônia no Palácio do Planalto, antes da mudança, ele também se denominou como um “sem-casa”.

“Eu, na verdade, sou um sem-casa, um sem-palácio. Vocês precisam ajudar a reivindicar o direito de eu morar. Porque faz mais de 45 dias que eu estou no hotel, e não é brincadeira”, afirmou.

Em seu primeiro mandato, Lula fez uma reforma avaliada em R$ 18 milhões, no Palácio da Alvorada. A obra foi concluída em 2006 e durou cerca de um ano e três meses.

Até segunda ordem, o presidente vai manter alugada a casa, onde se mudou com janja, em dezembro de 2021. O imóvel, localizado em Pinheiros, São Paulo, conta com quatro suítes, piscina e totaliza 700 metros quadrados.

Foto destaque: Lula e Janja. Reprodução/JC Online

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo