Notícias

Lula diz que EUA e União Europeia também têm culpa em conflito na Ucrânia

Ex-presidente é capa da revista norte-americana 'Time' desta semana, e em entrevista Lula fala sobre sua nova candidatura à presidência, e responsabiliza União Europeia e Estados Unidos, pela invasão da Rússia a Ucrânia.

04 Mai 2022 - 16h10 | Atualizado em 04 Mai 2022 - 16h10
Lula diz que EUA e União Europeia também têm culpa em conflito na Ucrânia Lorena Bueri

Em entrevista a uma das revistas mais importantes do mundo, a TIME, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva do (PT) disse que os Estados Unidos e a União Europeia poderia ter parado a guerra entre a Rússia e Ucrânia, que se iniciou no dia 24 de fevereiro e deixou milhares de mortos. A revista chama Lula de “presidente mais popular do Brasil”.

Na entrevista, Lula falou sobre como a democracia brasileira é frágil, o papel do Brasil no mercado do petróleo e o conflito entre a Rússia e Ucrânia, também foram temas da conversa.

Lula diz que milhares de vidas poderiam ter sido poupadas se os países garantissem ao presidente russo, que não haveria expansão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Leste europeu. “Não é só o Putin que é culpado, os Estados Unidos e a União Europeia também são. Eles poderiam ter dito que a Ucrânia não entraria no acordo, e tudo estaria resolvido", diz Lula.

Lula ainda complementa dizendo que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky “quis a guerra”. “Ele quis a guerra. Se o Zalensky não quisesse ter, teria negociado. Putin não estava certo em invadir. Mas eu acredito que ninguém está procurando contribuir para ter paz. As pessoas estão estimulando o ódio contra o Putin. Isso não resolve nada. É preciso estimular um acordo. Mas há um estímulo [ao confronto]!", expressa ele.


Revista Time coloca Lula na capa e revela entrevista com ex-presidente (Vídeo:Reprodução/Youtube)


Segundo ele, o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também poderia ter evitado o avanço do conflito. Caso tivesse conversado e negociado mais, assim como negar a entrada da Ucrânia na Otan.

Ainda conta Lula, que se fosse presidente do Brasil não aceitaria eventual convite para que o país se tornasse parte da Otan.

Petróleo

O brasileiro destacou e defendeu ser inviável o Brasil parar de produzir petróleo no momento, já que não é possível abdicar da dependência dele do dia para noite. Lula comenta sobre a proposta de Petro, candidato a presidência da Colômbia, que propôs um bloco antipetróleo em que os países deixariam imediatamente de explorar o petróleo. O ex-presidente diz ser irreal para o Brasil essa proposta, pois não, é algo que pode deixar de ser feito muito rapidamente.

Foto destaque: Ex-presidente Lula. Reprodução/Instagram.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo