Notícias

Lula deve anunciar novos recursos para universidades em encontro no Palácio do Planalto

Ministro da Educação afirma que o presidente Lula irá repassar novos recursos para instituições privadas e publicas no Brasil em próximo reencontro no Planalto.

18 Abr 2023 - 21h59 | Atualizado em 18 Abr 2023 - 21h59
Lula deve anunciar novos recursos para universidades em encontro no Palácio do Planalto Lorena Bueri

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem uma reunião marcada nesta quarta-feira (19) com reitores e diretores federais no Palácio do Planalto. Segundo o atual ministro da educação, Camilo Santana, o governante irá tratar dos novos repasses a universidades federais e privadas do país. 

“Vai ser amanhã com a presença de reitores. Os valores serão anunciados amanhã pelo presidente. Nós sabemos quanto às universidades e institutos foram sucateados nos últimos anos”, informou o ministro durante um evento educacional. 

De acordo com o ministro, Lula deve anunciar a retomada das obras paralisadas desde 2007 em faculdades e institutos federais. Em fevereiro deste ano, Camilo Santana, já havia divulgado a expectativa da retomada de mais de 4 mil obras paradas em creches e universidades escolares. 

"Já fizemos todo um levantamento, onde estão, que tipo de obra. Vai ter que ter um arcabouço jurídico legal para permitir a retomada de muitas dessas obras. Tem obra desde 2007, obras em que já foram encerrados os convênios". Disse durante a cerimônia em fevereiro. 


Instituição federal em Goiais com obras paralisadas/Diomicio Gomes/ Reprodução/O Popular 


O presidente também comunicou durante a cerimônia que iria aplicar cerca de R$ 23 bilhões em obras. Mas o anúncio oficial do montante deve ser anunciado durante o encontro no Planalto. 

A estimativa é menor que a do ano anterior, tendo em vista, que Lula assumiu o Ministério da Educação (MEC) já com uma diminuição na educação básica de 34% em comparação a 2019. 

O evento a qual o ministro participou, Todos pela Educação, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com o propósito de garantir o direito à educação de qualidade a todos os brasileiros. Simone Tebet, atual ministra do Planejamento, também estava presente durante os esclarecimentos. Para ela, a expectativa é que nos próximos 4 anos não haja contingenciamento orçamentário em função da insuficiência de receitas previstas na educação, em apoio ao ministro da Educação. 

Foto destaque: Luiz Inácio Lula da Silva/Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo