Notícias

Lula coloca expectativa para novos nomes para ministérios

O presidente eleito Lula anunciou cinco novos nomes para ministérios na sexta-feira (9) e prometeu novos nomes para compor as equipes. O partido irá entregar a lista completa esta semana.

12 Dez 2022 - 16h58 | Atualizado em 12 Dez 2022 - 16h58
Lula coloca expectativa para novos nomes para ministérios Lorena Bueri

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou o final de semana em Brasília, após anunciar os primeiros integrantes dos Ministérios na sexta-feira (9). Além disso, ele prometeu ainda nesta semana anunciar novos nomes para compor o ministério do futuro governo.

Nesta segunda-feira (12), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou a cerimônia de diplomação de Lula e Geraldo Alckmin (PSB), etapa que confirma o processo eleitoral e habilita Lula e Alckmin para tomarem posse no dia 1o de janeiro. Em discurso, o petista chora ao falar das críticas que sofreu por não ter um diploma universitário e diz que o “povo conquistou o direito de viver em democracia”.

Na semana passada, Lula prometeu anunciar novos nomes para a Esplanada dos Ministérios, já que na sexta-feira (9), os primeiros integrantes foram divulgados: Fernando Haddad, destinado para o Ministério da Fazenda; Flávio Dino para Justiça e Segurança Pública; Rui Costa para a Casa Civil; José Múcio Monteiro comandará a Defesa e Mauro Vieira será o novo Ministro das Relações Exteriores.


Lula discursa durante coeltiva na sede do Governo de Transição (Foto:Reprodução/Sérgio Lima/Poder360)


Em entrevista na sexta-feira (9), Lula disse: “Vocês devem estar pensando: ‘Presidente Lula, não tem mulheres, não tem negros’. Vai chegar uma hora que vocês vão ver mais mulheres aqui do que homens e vocês vão ver a participação de companheiros afrodescendentes aqui em pé, como estão hoje os companheiros”. Após esta declaração, a promessa é que novos nomes de mulheres e pessoas negras sejam adicionados nas indicações dos ministérios.

O petista avisou que irá ouvir o seu vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o ministro, Fernando Haddad, para compor os ministérios da área econômica, assim como a recriação dos ministérios do Planejamento e da Indústria e Comércio é esperada pelo mercado financeiro. Haddad também deve anunciar os nomes que irão compor sua equipe que vão conduzir a economia.

O nome dos ministros para o ministério do Meio Ambiente, Educação e Cultura também são esperados. Na sexta-feira (9), a cantora Margareth Menezes confirmou o convite para assumir a recriação do ministério da Cultura, mas ela ainda não disse se aceitou a nomeação.

Os acordos de partidos que participarão da coligação que elegeu Lula e a chegada de novos no segundo turno, ainda estão no foco da tensão para as indicações para o novo governo.

O Partido dos Trabalhadores (PT) prometeu entregar uma lista de nomes para ocupar os ministérios nesta semana.

 

Foto Destaque: Presidente Lula e os ministros anunciados na sexta-feira (9). (Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo