Notícias

Lula chega ao EUA para reunião com Biden

Os presidentes se encontrarão amanhã (10), na Casa Branca, em Washington, para discutir sobre democracia; direitos humanos e meio ambiente. A reunião representa um "reset" entre os países

09 Fev 2023 - 21h00 | Atualizado em 09 Fev 2023 - 21h00
Lula chega ao EUA para reunião com Biden Lorena Bueri

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou no início da noite desta quinta-feira (9) aos Estados Unidos, para um encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden. A reunião está marcada para amanhã à tarde e é a primeira viagem do chefe de Estado Brasil aos EUA, desde a posse presidencial.


Lula e Biden (Foto: Reprodução/Foro Permanente de Política Exterior)


O encontro marca a retomada das relações entre os países, que em 2004 vão completar 200 anos de diplomacia.

Antes da reunião com Biden, Lula deve se encontrar com o senador democrata Bernie Sanders e com representantes da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO).

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a pauta do encontro terá a democracia; direitos humanos e meio ambiente, como temas centrais. Os dois presidentes devem discutir como os países podem continuar trabalhando juntos para promover os valores democráticos na região e no mundo.

“Queremos construir relações de parceria e crescimento entre nossos países, pelo desenvolvimento da nossa região, debater ações pela paz no mundo e contra as fake news”, escreveu Lula em uma rede social.

Os EUA são o terceiro país visitado pelo governante do Brasil, desde que tomou posse, em 1º de janeiro. Ele já visitou Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai.

Meio Ambiente: Segundo o secretário das Américas do Itamaraty, Michel Arslanian Neto, Lula e Biden deverão discutir uma cooperação para o desenvolvimento da transição energética, focada na passagem dos combustíveis fósseis para a eólica e hidrogênio.

Direitos Humanos: Os dois países pretendem impulsionar uma agenda sobre o tema, com o foco no desenvolvimento de uma política para povos indígenas. Estratégias para combater a fome e a pobreza também serão discutidas. Em 1º de dezembro desse ano, a presidência do G20 deverá colocar o tema “no centro do debate econômico mundial”.

Democracia: O embaixador afirmou que Brasil e EUA devem enviar uma “mensagem de forte apoio” aos processos políticos democráticos, “com o uso adequado das redes sociais e o combate ao extremismo”.

Lula deve ser acompanhado pela primeira-dama, Janja. A tarde, ela participará de um encontro reservado com a primeira-dama norte-americana, Jili Biden.

Foto destaque: Lula e Biden. Reprodução/Revista Forum

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo