Notícias

Lula anuncia retomada do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida

A Medida Provisória (MP) foi assinada em Santo Amaro (BA) e publicada nesta quarta-feira (15) no Diário Oficial da União (DOU). Novos valores das faixas não levam em conta benefícios como Auxílio-Doença e Bolsa Família

15 Fev 2023 - 15h44 | Atualizado em 15 Fev 2023 - 15h44
Lula anuncia retomada do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida Lorena Bueri

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na última terça-feira (14) a retomada do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), durante uma cerimônia em Santo Amaro (BA).O objetivo do governo é contratar dois milhões de habitações até 2026.


Programa Minha Casa, Minha Vida (Foto: Reprodução/Gazeta do Povo)


Também foi anunciada a entrega de 2.745 moradias finalizadas em diversos estados do país.  Pra serem atendidos pelo programa, as famílias precisam preencher requisitos sociais e de renda, além de não possuírem moradia no nome.

Durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), o programa havia sido substituído pelo Casa Verde e Amarela.

Neste início, há o retorno da “Faixa 1”, que é o financiamento para famílias com renda bruta de até R$ 2.640. Antes, o limite de renda era de R$ 1.800.

O Governo Federal planeja que 50% das unidades habitacionais sejam entregues a esse público. De acordo com a administração, “historicamente”, o subsídio para esse grupo de famílias varia de 85% a 95% do valor das moradias.

Segundo o Planalto, haverá também a “ampliação da inclusão da locação social, possibilidade de aquisição de moradia urbana usada e a inclusão de famílias em situação de rua no programa”.

Rui Costa, Ministro da Casa Civil, diz que novas diretrizes serão incluídas no programa.

“Vão entrar novas especificações de casas e apartamentos. O valor de unidade será maior para ter mais qualidade, mas também abriremos possibilidade de parcerias com governadores e prefeitos para construção das casas (em municípios) abaixo de 50 mil habitantes”, explica.

Costa também afirmou durante o evento, que no início de março, o governo vai apresentar um novo “Bolsa Família”. No mesmo período, será retornado o planejamento de obras de educação.

“São quatro mil obras paralisadas no Brasil, de escolas e de creches. Todas serão finalizadas neste ano”, concluiu sem divulgar valores, ou metragens.

A administração federal prevê a retomada de 37,5 mil obras em 2023. Para os próximos anos, há o planejamento para que 32 mil unidades sejam entregues.

Foto destaque: Lula em Santo Amaro. Reprodução/Poder 360

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo