Notícias

Lula anuncia Aloizio Mercadante como futuro presidente do BNDES

Lula anuncia Aloizio Mercadante como futuro presidente do BNDES. Saiba mais sobre seu perfil. Tal anúncio aconteceu durante evento na sede da transição em Brasília

14 Dez 2022 - 09h06 | Atualizado em 14 Dez 2022 - 09h06
Lula anuncia Aloizio Mercadante como futuro presidente do BNDES Lorena Bueri

Nesta terça-feira, 13, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que Aloizio Mercadante, ex-ministro da Educação e da Casa Civil, vai ser o próximo a ocupar o cargo de presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Conforme o “g1”, o petista fez o anúncio durante evento que marcou o fim dos trabalhos feitos pela equipe de transição governamental, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.


Post sobre o assunto. (Reprodução/Twitter @g1)


Lula afirmou: “Eu, Aloizio Mercadante, vi algumas críticas sobre você, sobre boatos que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é mais boato, Aloizio Mercadante será presidente do BNDES”.

O BNDES foi criado no ano de 1952 e é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Economia. Tal instituição trata-se de um instrumento do governo para financiamentos de longo prazo e investimentos em vários setores produtivos.

Segundo o site citado, Aloizio Mercadante, na campanha de Lula ao Palácio do Planalto, foi o responsável por elaborar o plano de governo petista. No caso da transição, o ex-ministro coordenou os mais de 30 grupos técnicos de trabalho.

Lula, eleito em outubro de 2022, derrotando o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), vai tomar posse como chefe do Executivo pela terceira vez no dia 1° de janeiro de 2023. Nesta segunda-feira, 12, aconteceu a diplomação pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Depois de anunciar Mercadante no BNDES, Lula disse que o país está aberto aos investidores, no entanto, não vai vender as empresas estatais. 

“E nós queremos dizer ao mundo inteiro: quem quiser vir para cá, venha, tem trabalho, tem as coisas para você vir fazer, tem projeto Lula para os investimentos, mas não venha aqui para comprar nossas empresas públicas porque elas não estão a venda e o nosso país vai voltar a ser respeitado com soberania”, declarou o petista.

Reação do mercado

De acordo com informações do “g1”, nesta segunda-feira, antes que Lula fizesse o anúncio, o mercado não reagiu bem a rumores de que Mercadante seria indicado para presidir o BNDES a partir de 2023. 

Isso porque especialistas entendem que, para que o ex-ministro possa assumir tal função, seria necessária uma mudança na Lei das Estatais.

Tendo sido criada no governo Michel Temer, a legislação estabelece parâmetros rígidos de governança para empresas públicas, blindando de interferências políticas. 

O site citado mostra que uma alteração dessa lei poderia facilitar indicações de políticos para estatais, uma vez que ela impede a nomeação de pessoa que tenha atuado nos últimos anos em direção de estrutura partidária ou quem tenha tido participação em campanha eleitoral. 

Perfil de Mercadante

Aloizio Mercadante, 68, nasceu em Santos (SP), e é formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e também mestre pela Universidade de Campinas (Unicamp). 

Membro do movimento estudantil na década de 1970, o ex-ministro integrou o grupo de fundadores do PT, em 1980. Mercadante foi vice-presidente nacional e secretário de Relações Internacionais da sigla. 

Mandatos e cargos

Mercadante, no ano de 1991, pela primeira vez assumiu o mandato de deputado federal. Quando foi em 1994, ele foi candidato a vice-presidente na chapa de Lula, que acabou sendo derrotada por Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

No ano de 1999, o mesmo voltou para a Câmara dos Deputados. Em 2002, ele foi eleito senador pelo Estado de São Paulo.  

Mercadante concorreu, em 2006, ao governo de São Paulo, entretanto foi derrotado por José Serra (PSDB). Em 2010, ele tentou outra vez se eleger governador de São Paulo, só que perdeu para Geraldo Alckmin, que naquela época estava no PSDB. 

Quando foi em 2011, no primeiro mandato de Dilma Rousseff na Presidência, ele assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia. Em 2012, foi indicado para chefiar o Ministério da Educação. 

Em 2014, Aloizio assumiu a Casa Civil. No ano de 2015, no segundo mandato de Dilma Rousseff, retornou ao Ministério da Educação. 

Foto Destaque: Lula e Aloizio Mercadante. Reprodução/Ricardo Stuckert. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo