Notícias

Lula agradece aos trabalhadores que limparam o Palácio do Planalto: “Limparam e reergueram”

Nesta sexta-feira (13), Luís Inácio Lula da Silva se reuniu com os responsáveis pela manutenção do Palácio do Planalto, que foi destruído por terroristas.

14 Jan 2023 - 10h00 | Atualizado em 14 Jan 2023 - 10h00
Lula agradece aos trabalhadores que limparam o Palácio do Planalto: “Limparam e reergueram” Lorena Bueri

Lula (PT), na última sexta-feira (13), se encontrou com aqueles que fazem o Palácio do Planalto acontecer: os funcionários da limpeza, da manutenção elétrica e hidráulica. Na última semana, no dia 8 de janeiro para ser mais exato, o Brasil foi surpreendido por ataques terroristas que partiram de indivíduos bolsonaristas. O Palácio do Planalto foi completamente depredado,obras inestimáveis destruídas e o que de pior há no ser humano, foi evidenciado. Nesse dia, o protagonismo ficou por conta da barbárie.   

No dia seguinte ao ocorrido, os funcionários do Palácio e de outros ambientes, igualmente importantes que também foram palco dos ataques, chegaram ao seu local de trabalho incrédulos com o que estavam vendo. Não havia sobrado nenhum item para contar história, já que até objetos mínimos, como janelas e cortinas, foram vítimas do vandalismo. 

De acordo com o levantamento da presidência da República, grandes obras, inestimáveis, como o Relógio, de Balthazar Martinot; As Mulatas, de Di Cavalcanti, avaliada em R$ 8 milhões; e o Flautista, de Bruno Giorgi, de R$ 250 mil, foram alvos da hostilidade. 

O cenário era espantoso. Não só para os funcionários que acompanharam tudo de perto, mas também para todos os outros brasileiros que viram tudo isso, da televisão, sem acreditar.  Diante de circunstâncias inacreditáveis, um mutirão foi organizado: a limpeza do Planalto e tudo mais que o local precisava para voltar a sua conservação original foram providenciadas por esses indivíduos. Em poucos dias, o símbolo dos três poderes estava de volta aos trilhos. 

Se a alguns dias tivemos o levante de brasileiros que lutam pela destruição da democracia, ontem (13), foi a vez dos brasileiros que colaboram com o bom funcionamento do local que faz a engrenagem democrática funcionar, serem os protagonistas. O trabalho invisível mas fundamental daqueles que preparam o Planalto para receber os representantes do povo, foi o protagonista dessa semana tão difícil que tivemos. 

O presidente Lula reuniu todos os funcionários para agradecer pelos serviços prestados. Nas próprias palavras de Luís Inácio, "esse é um patrimônio do povo brasileiro, nós estamos aqui de forma provisória. Por isso o meu muito obrigado."

O líder dessa nação reiterou também a rapidez com que tudo foi novamente colocado em seu lugar. "Os trabalhadores do Palácio do Planalto chegaram aqui na segunda e viram um prédio destruído. Trabalharam e muito rapidamente colocaram tudo em ordem.", destacou Lula em seu Twitter. 


Lula em seu conta oficial 


O presidente continuou os agradecimentos aos responsáveis pela ordem da sede da presidência e tirou algumas fotos com eles. "De coração, muito obrigado a cada companheiro e companheira pelo trabalho que fizeram", disse o marido de Janja, segundo um comunicado divulgado aos jornalistas. 

Na segunda-feira (9), os funcionários viram tudo que tinha acontecido e "tocaram o braço para funcionar" , de acordo com o presidente. Ele confessou que ficou surpreso com a qualidade e rapidez que tudo foi feito e que não acreditava que estaria tudo bonito e limpo. 

Lula voltou a tocar no assunto sobre os fanáticos que invadiram o Planalto. Ele reafirmou que vai trabalhar para punir os envolvidos e responsáveis pelos atos antidemocráticos. Na última atualização divulgada pela Polícia Federal 1.159 pessoas foram presas. 

 

Foto destaque: Lula com funcionários do Planalto. Reprodução/Twitter

 

 

 

 

 

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo