Notícias

Lula afirma que vai demarcar o maior número possível de terras indígenas

Durante sua visita ao Acampamento Terra Livre o presidente Lula assinou a demarcação de cerca de seis terras pertencentes aos índios, Lula tem como objetivo cumprir o que prometeu na eleição.

28 Abr 2023 - 21h38 | Atualizado em 28 Abr 2023 - 21h38
Lula afirma que vai demarcar o maior número possível de terras indígenas Lorena Bueri

Nesta sexta-feira (28), o então presidente Lula disse que tem como objetivo atingir uma de suas promessas que fez antes de ser eleito, sendo ela a de demarcar o maior número de terras indígenas possível, isso durante o período em que estiver no governo. No entanto, de acordo com o presidente o processo requer tempo e não é fácil.

Em seu discurso, o presidente afirmou que cumprirá sua promessa, porém, será demorado e que sua ministra está disposta a trabalhar para que isso aconteça.


Lula ao lado do líder indígena Raoni Metuktire (Reprodução/Twitter SecomVc)

 


"Eu queria que vocês tivessem consciência de que nós vamos fazer tudo aquilo que falamos que vamos fazer durante a campanha. Vamos legalizar as terras indígenas. É um processo um pouco demorado. Nossa ministra (Sonia Guajajara, do Povos Indígenas) sabe do processo, tem que passar por muitas mãos e a gente vai ter que trabalhar muito para que a gente possa fazer a demarcação do maior número possível de terras indígenas" falou Lula. Além disso, o presidente também disse: "Eu quero não deixar nenhuma terra indígena que não seja demarcada nesse meu mandato de quatro anos. Esse é um compromisso que eu tenho e que eu fiz com vocês antes da campanha"

O presidente fez essas alegações enquanto visitava o Acampamento Terra Livre, na capital do Distrito Federal. Durante a visita, Lula fez a demarcação de seis terras indígenas, que estão situadas em seis dos Estados Brasileiros, na ocasião foram liberados cerca de R$ 12,3 milhões destinados à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), destinados para a obtenção de insumos, ferramentas e equipamentos para as casas de farinha (onde a mandioca é convertida em farinha), com o objetivo de aumentar a qualidade produtiva dos indígenas da comunidade Yanomami.

Lula discursou sobre as condições das crianças e dos adultos com relação à fome e que jamais permitiria como governante que as pessoas chegassem à tais condições.

"Eu jamais imaginei que existisse um governo que deixasse crianças e pessoas adultas chegarem aquelas condições. Pessoas que quase não podiam levantar de fome. Crianças com o braço com a grossura de um dedo por falta de comida em um país que é o terceiro produtor de alimento no mundo. Aquele povo estava no esquecimento, estava sendo refém de garimpeiros" discursou o presidente petista.

A solenidade vem se repetindo desde 2004 e vem atraindo centenas de povos indígenas todos os anos até Brasília, com o intuito de lutarem por seus direitos.

No evento estiveram presentes a primeira-dama Janja da Silva, os ministros Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Maria Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Esther Dweck (Gestão), Wellington Dias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), também a presidente da Funai, Joenia Wapichana, do líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues, e do cacique Raoni Metuktire — marcado em todo o planeta por lutar pela preservação da Amazônia e também dos povos indígenas.

No ano passado, antes de tornar oficial sua candidatura à presidência o atual presidente esteve presente no acampamento e disse que caso fosse eleito, em seu governo haveria um ministério voltado para os indígenas, além disso, ele prometeu a volta da demarcação de terras indígenas, paradas desde 2018.

De acordo com a equipe do presidente, haviam cerca de 13 territórios para demarcação, sendo necessário apenas um decreto como forma de dar fim ao processo de proteção territorial. A expectativa era que isso ocorresse nos primeiros 100 dias de governo do presidente, o que não aconteceu.

Veja a listagem de terras que foram demarcadas por Lula durante essa sexta-feira (28):

  • População de 434 pessoas, TI Arara do Rio Amônia (AC);
  • População com 2.300 pessoas, TI Kariri-Xocó (AL);
  • População com 143 pessoas, TI Rio dos Índios (RS);
  • População com 580 pessoas, TI Tremembé da Barra do Mundaú (CE);
  • População com 249 pessoas, TI Uneiuxi (AM);
  • População com 9 pessoas, TI Avá-Canoeiro (GO).

Durante a visita também foram assinados dois decretos com o intuito de causar medo no Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI) e instituir o Comitê Gestor da Polícia Nacional de Gestão territorial e Ambiental de terras Indígenas (PNGATI).

O comitê tem como objetivo promover e garantir a proteção, conservação, recuperação e o uso sustentável dos recursos naturais nos territórios indígenas.

Foto Destaque: Lula em sua viagem ao acampamento indígena. Reprodução/Twitter Lula

VEJA TAMBÉM

Luan Santana e Jade Magalhães encantam seguidores ao compartilhar momento carinhoso com a filha Serena Lorena Bueri

Luan Santana e Jade Magalhães encantam seguidores ao compartilhar momento carinhoso com a filha Serena

Jade Magalhães publica imagem de Luan Santana com a filha Serena em momento afetuoso e casal segue compartilhando a rotina familiar de forma reservada
Sean Combs Lorena Bueri

Sean Combs

Naga Game ค่ายเกมเดิมพันสุดมันส์ เว็บตรง เล่นง่าย โบนัสแตกบ่อย 2025 Lorena Bueri

Naga Game ค่ายเกมเดิมพันสุดมันส์ เว็บตรง เล่นง่าย โบนัสแตกบ่อย 2025

Naga Game ค่ายเกมเดิมพันยอดนิยมแห่งปี 2025 เล่นได้ทุกที่ รองรับทั้ง iOS และ Android ระบบทันสมัย ฝาก-ถอนออโต้ รวดเร็วทันใจ
รวม 7 เว็บสล็อต1688 เว็บตรง ไม่ผ่านเอเย่นต์ พร้อมโปรแรง เครดิตฟรีไม่ต้องฝาก รองรับทรูวอเลท อัปเดตล่าสุด 2025 Lorena Bueri

รวม 7 เว็บสล็อต1688 เว็บตรง ไม่ผ่านเอเย่นต์ พร้อมโปรแรง เครดิตฟรีไม่ต้องฝาก รองรับทรูวอเลท อัปเดตล่าสุด 2025

รวม 7 เว็บ สล็อต 1688 เว็บตรง pg ไม่ผ่านเอเย่นต์ พร้อมโปรแรงสล็อต1688เครดิตฟรีไม่ต้องฝาก รองรับทรูวอเลท ถอนได้จริง อัปเดตล่าสุด 2025
Giovanna Lancellotti e Gabriel David celebram festa pré-casamento intimista com amigos e padrinhos Lorena Bueri

Giovanna Lancellotti e Gabriel David celebram festa pré-casamento intimista com amigos e padrinhos

Casal celebrou com amigos e padrinhos em evento reservado repleto de alegria e estilo dias antes da cerimônia marcada para o fim de junho
Em primeira missa, Papa Leão XVI espera que igreja seja um ‘farol que ilumina as noites do mundo’ Lorena Bueri

Em primeira missa, Papa Leão XVI espera que igreja seja um ‘farol que ilumina as noites do mundo’

Ele ainda disse esperar que a Igreja Católica contribua em seu papado “não tanto pela grandiosidade de suas estruturas, mas pela santidade dos seus membros”
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo