Notícias

Lula aceita convite do presidente do Egito e comparecerá à COP27

A ida do presidente eleito, Lula (PT) ao evento foi confirmada nesta terça-feira (01/11) pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Petista foi convidado pelo presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sissi.

01 Nov 2022 - 21h10 | Atualizado em 01 Nov 2022 - 21h10
Lula aceita convite do presidente do Egito e comparecerá à COP27 Lorena Bueri

Abdel Fatah al-Sissi, presidente do Egito, convidou o presidente eleito, Lula (PT), para participar da COP27 (Cúpula das Nações Unidas para o Clima), A reunião ocorre entre os dias 6 e 18 de novembro em Sharm El Sheikh, Egito, e contará com a presença de mais de 90 chefes de Estado. 

"Convido você a vir ao Egito para participar da cúpula climática global COP27 em Sharm el-Sheikh", disse o presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sissi, segundo o portal G1. O presidente ainda acrescentou que espera que o Brasil desempenhe um papel positivo e construtivo na cúpula. 

Lula (PT) confirmou sua presença na COP27, segundo o portal UOL, a informação foi divulgada pela "Ele foi convidado pelo Consórcio (Interestadual da Amazônia Legal), recebeu um convite do governador Waldez (do Amapá, presidente do consórcio) para acompanhá-los neste evento. Ele irá, está vendo a melhor semana para ir", disse Gleisi. 

Marina Silva (Rede- SP), a ex-ministra do Meio ambiente e deputada federal eleita, é uma das pessoas cotadas para acompanhar o presidente eleito a conferência. Outras pessoas cotadas seria o governador reeleito Helder Barbalho (MDB-PA), o ex chanceler Celso Amorim (PT) e o senador eleito Wellington Dias (PT-PI). 

Antes da eleição, Marina havia confirmado que a equipe de Lula pretende levar para a COP 27 uma proposta de revisar as metas nacionais de emissão de gases do efeito estufa, inclusive com a intenção de tornar mais ambiciosa a própria meta brasileira. Segundo o G1. 


Imagem aérea de sobrevoo de monitoramento de desmatamento na Amazônia no município de Lábrea, Amazonas, realizado em 26 de março de 2022. Reprodução: Greenpeace.


Mas a ida de Lula é delicada, já que tradicionalmente, o normal seria a presença do presidente em exercício. O PT, no entanto, nem cogita de Lula ir junto ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com informações do colunista do UOL Jamil Chade, entre diplomatas, o convite para Lula foi considerado uma mensagem clara de que a comunidade internacional já não quer Bolsonaro como interlocutor.

No entanto, o governo federal enviará uma grande delegação brasileira do presidente em exercício. Formada por integrantes do Ministério do Meio Ambiente.

Foto Destaque: Lula em visita a floresta amazônica. Reprodução: Ricardo Sturcket.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo