Money

Lucro do Carrefour Brasil cai 28%

Empresa divulgou na última segunda-feira (13) uma queda de 28,2% no lucro líquido no 4º trimestre em comparação ao ano passado. No entanto, as vendas líquidas avançaram.

14 Fev 2023 - 13h40 | Atualizado em 14 Fev 2023 - 13h40
Lucro do Carrefour Brasil cai 28% Lorena Bueri

O Carrefour Brasil, grupo que tem o Atacadão como ativo, divulgou na última segunda-feira (13) uma queda de 28,2% no lucro líquido no 4º trimestre de 2022. Em contrapartida, as vendas líquidas aumentaram em 36,3%. O lucro líquido da empresa de outubro a dezembro de 2022 foi de R$ 550 milhões, enquanto no mesmo período em 2021, o lucro era de R$ 766 milhões.

A companhia concluiu ano passado a aquisição do BIG e a expectativa é de que converta cerca de 120 pontos até o início de 2024. Analistas acompanham como os efeitos da inflação e dos juros afetarão a empresa.

O diretor de Finanças e Relações com Investidores do Carrefour, David Murciano, afirmou à jornalistas que “a conversão de lojas tem efeito no lucro líquido, temos esse efeito negativo de ‘one-off’ (extraordinário) da conversão de lojas, mas quando já está convertida observamos um crescimento das vendas”. Além do mais, segundo ele, é normal essa pressão no lucro, mas a empresa espera compensá-lo.


Antiga unidade do BIG em Barueri. (Foto: Reprodução/CNN)


O Carrefour Brasil viu seu resultado financeiro decair após a aquisição do BIG e o aumento da Selic, que foi a 13,75%. Quando questionado acerca da crise na Americanas, Murciano afirmou que os negócios estão um pouco mais difíceis, no entanto, a empresa vem estabelecendo contatos com as instituições financeiras.

Ele ainda destacou que, mesmo com a inflação dando sinais de melhora, o nível de margem ainda pode afetar os negócios do grupo. Em relação a aquisição da rede de hortifrúti da Americanas, a Natural da Terra, o executivo afirmou que, embora se encaixe na organização do Carrefour, no momento, o foco é a integração do BIG, que inclusive superou as expectativas da companhia: esperava-se converter 37 pontos, mas converteram 59 lojas.

Enquanto o lucro líquido apresentou baixas, as vendas líquidas aumentaram 36,3% comparado ao mesmo período em 2021. Sobre o começo do ano, Murciano disse que os negócios permanecem semelhantes com o fim de 2022.

Foto Destaque: Carrefour Brasil. Reprodução/Rafapress/Meio e Mensagem

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo