Gastronomia

Los Pibes: o hobby dos irmãos que virou sucesso

Empanadas argentinas feitas à mão por irmãos é sucesso em São Paulo: Los Pibes! Confira na matéria como surgiu a ideia de um grupo de amigos que hoje controlam um enorme empreendimento de Empanadas Argentinas

20 Out 2021 - 19h00 | Atualizado em 20 Out 2021 - 19h00
Los Pibes: o hobby dos irmãos que virou sucesso Lorena Bueri

      “O Los Pibes foi aquele filho que nasceu sem planejar, sem querer... E costumam dizer por aí que os filhos nos fazem crescer né?!”. Vamos embarcar nessa viagem com a gente?

     Devido a pandemia e tudo o que aconteceu, todos tiveram suas rotinas alteradas e na família argentina não foi diferente. Os irmãos Gonzalo, Rodrigo e Martin que viviam em cidades diferentes tiveram que voltar para a casa dos pais no ABC Paulista e decidiram viajar no tempo fazendo as tradicionais empanadas argentinas, receita de família relembrando de quando eram 3 crianças e brincavam noite adentro nas fornadas de empanadas feitas pela mãe!

     Como na pandemia todos perdemos noção do tempo, quando se deram conta estavam fazendo empanadas todo os finais de semana, durante a semana, comendo até no café da manhã… E já estava até rolando aquela competição para ver quem fazia melhor o famoso “repulgue” (termo em espanhol que se refere a maneira como se fecha as empanadas na mão).



       Através das redes sociais os produtos foram viralizando entre os amigos do ABC, e os amigos do amigos... Não tinha jeito, quem via queria pedir! E tinha até os mais “cautelosos” pedindo a receita por não querer sair de casa (mas a receita é secreta de família, nem tente pedir!)... E como pedido de amigo “és una orden”, começaram a aceitar pedidos, sendo assim um jeito legal de ver os amigos na portaria do prédio ou no carro a distância em meio a essa incerteza toda e compartilhar essa experiência de fazê-los viajar nos sabores argentinos mesmo com os aeroportos e fronteiras fechados (lógico sempre com os maiores cuidados, álcool gel, máscara, Luva e etc).

       O sucesso foi tanto, que a mãe dos meninos que antes falava “Che, Pibes, la comida está en la mesa”, implorava por sua cozinha de volta. Não havia mais espaço para fazer refeições, somente para as empanadas do Los Pibes. Obs.: Na Argentina, Pibes é uma maneira comum de se referir a um grupo de meninos e a maneira como a mãe chamava os filhos para comer, por isso o nome tão original da marca.


Los Pibes


Com a missão de devolver a cozinha para sua mãe, os “Pibes” decidiram levar essa viagem a sério e embarcaram nessa com mais 1 integrante. O amigo de infância Bruno chegou para ajudar no marketing e na parte administrativa e se juntou aos 3 engenheiros para transformar o hobby em negócio. Após 6 meses de muito planejamento e de obras, efetuadas pelos próprios sócios, O Los Pibes Empanadas abriu sua primeira unidade em fevereiro de 2021 na Rua das Figueiras Nº 278, uma tradicional rua do município de Santa André, conhecida pela sua vida noturna e alta gastronomia. 



Mesmo com pouco tempo de existência os meninos foram muito criativos e desenvolveram uma verdadeira e completa experiência ao cliente transportando-o para Buenos Aires. O cardápio contém os mais tradicionais sabores argentinos, como o carro chefe de Carne e Carne Dulce com passas, a clássica de queijo e cebola, além de oferecerem o autêntico molho chimichurri e a sobremesa chocotorta.  A experiência fica completa com o amor aos detalhes, desde a embalagem super estilizada, contextualizando os ícones do país argentino e até uma passagem de avião para a terra dos Hermanos cheia de informações. Todos os pedidos acompanham essa "tarjeta de embarque", que contém as informações do “seu voo” como por exemplo o formato personalizado de cada sabor, um programa de milhagem para juntar e trocar por empanadas grátis (a cada 10 pedidos você troca por 10 empanadas). Para completar a experiência e entrar no ritmo, uma playlist com músicas típicas das noites porteñas. 


Los pibes


Como estratégia de marketing e com um produto excelente em mãos, eles também buscaram associar-se a grandes marcas e desenvolveram parcerias para consolidar o negócio. A primeira estratégia foi fornecer o produto para redes no formato B2B e hoje eles já vendem suas empanadas para alguns bares, restaurantes, eventos e também estão presentes em todas as lojas da Pati Piva, uma boutique de doces famosa em SP. A autenticidade da marca argentina, também rendeu recentemente uma parceria com a Cerveja Argentina Patagonia que pertence a Ambev, onde foi desenvolvido um sabor de empanada que contém a cerveja na receita, casando sabor e identidade para a marca Los Pibes.


Los pibes, Empanada Los pibes


Os Hermanos também pensaram no lado sustentável e trabalham com incentivos à sustentabilidade, reduzindo a utilização de plástico de uso único em sua operação de delivery e é parceira do selo eureciclo contribuindo e investindo na cadeia de reciclagem de suas embalagens.

Atualmente, com faturamento de 350 mil nos primeiros 6 meses de vida, a projeção para 2022 é boa. Com a retomada da economia e dos negócios os Pibes planejam triplicar este valor e atingir $1M de faturamento com a inauguração de uma segunda loja própria e então iniciar o plano para expansão de marca como exemplo de grandes redes como Dominos, Oakberry e a própria rede de empanadas da masterchef La Guapa.

(Foto destaque: Los Pibes é sucesso em São Paulo. Reprodução/Acervo Pessoal)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo