Moda

Looks de Janja refletem seu posicionamento dentro da política

A primeira-dama transita entre o casual e uma elegância clássica. Além de passar a importância da sustentabilidade, as escolhas de Janja por marcas brasileiras, firma a promessa de que o governo quer valorizar o país.

17 Jan 2023 - 13h40 | Atualizado em 17 Jan 2023 - 13h40
Looks de Janja refletem seu posicionamento dentro da política Lorena Bueri

Está equivocado quem ainda insiste em vincular moda à futilidade. Desde do domingo (1), dia da posse do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o interesse pelo assunto foi levantado e transcendeu os portais especializados no assunto. O motivo foi o look escolhido pela primeira-dama. Socióloga e Militante do Partido dos Trabalhadores desde 1983, Janja da Silva sempre adotou um estilo prático e confortável de vestir: camiseta, calça e tênis, porém, sempre comopostos por frases e símbolos significativos de causas que a mesma apoia. A repercussão não foi um acaso, uma vez que, as escolhas da primeira-dama refletem, também, o papel de destaque que pretende desempenhar no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A mensagem que Janja passa por meio das produções escolhidas não se limita ao dia da posse. Isso é bastante evidente em suas aparições públicas e em eventos importantes: “As roupas da socióloga têm um discurso político claro, coeso e autoral, além de haver uma coerência de estilo, no qual cada detalhe é simbólico”, explica a historiadora de moda, Caroline Lardoza.


Looks de Janja refletem seu posicionamento dentro da política (Foto:Reprodução/Instagram)


Looks de Janja refletem seu posicionamento dentro da política (Reprodução/Instagram)


Na segunda-feira (9), Janja se reuniu com mulheres de diferentes áreas sobre os temas com os quais pretende trabalhar em Brasília. No Instagram, imagens desse dia de trabalho ganharam grandes destaques em diferentes portais, onde a primeira-dama aparece vestindo uma blusa de mangas longas, em tom nude, saia midi azul-marinho, e nos pés, um par de All Stars brancos. No mesmo dia, mais tarde, Janja acompanhou o presidente, junto à autoridades jurídicas e governadores, em um ato simbólico um dia após os ataques terroristas às sedes dos Três Poderes. Para surpresa de muitos, a primeira-dama manteve o look, acrescentando um Blazer e trocando o tênis por um par de saltos. “Janja tem muita autenticidade no vestir. Tem um estilo despojado e prático e não perdeu isso após se tornar primeira-dama. Ela sabe usar a moda para transmitir as mensagens que deseja e transita muito bem entre um estilo casual e uma elegância clássica”, acrescenta Maria Alice Ximenes, consultora de imagem.


Looks de Janja refletem seu posicionamento dentro da política (Foto:Reprodução/Instagram)


Looks de Janja refletem seu posicionamento dentro da política (Reprodução/Instagram)


O terno usado por Janja na posse, é uma peça bordada por artistas de Timbaúba, município da Zona da Mata pernambucana, e seu tingimento é natural. “Apesar das críticas recebidas devido ao valor da roupa, a mensagem transmitida foi poderosa, pois além da própria identidade da marca falar sobre a miscigenação nacional, a peça é um resgate de símbolos de matérias-primas do Brasil. Ela consegue justificar o porquê de essas roupas serem mais caras. Além de usar a imagem como ferramenta política”, comenta Camile Stefano, consultora de moda e estilo, em entrevista à revista Claudia.


Looks de Janja refletem seu posicionamento dentro da política (Foto:Reprodução/Instagram)


As escolhas de Janja por marcas brasileiras, firmam a promessa de que o governo quer valorizar o que se faz e investir de fato no Brasil, além de passar a importância da sustentabilidade, mais uma pauta que a primeira-dama defende. Fato esse, é perceber que ela não teme em repetir peças mais de uma vez, em períodos curtos de tempo: “Ela estuda a procedência das peças, sabe como foi feito, quem fez, como foi tingido. Pergunta aos estilistas como é a cadeia produtiva têxtil, tem todo um cuidado com esse aspecto. Janja quer mostrar que não é uma primeira-dama decorativa, que quer trabalhar. Ela transfere para suas roupas os valores com os quais se identifica e, constrói, assim, uma coerência estética”, conclui a especialista.

Foto Destaque:Looks de Janja refletem seu posicionamento dentro da política:Reprodução/

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo