Saúde

Longevidade está mais relacionada ao uso de medicamentos ou ao estilo de vida?

A cada dia a expectativa de vida aumenta, isso se deve a diversos fatores, mas será possível determinar com precisão qual deles foi essencial para o aumento da longevidade? especialistas discutem o caso.

3 min de leitura
30 Ago 2022 - 21h53 | Atualizado em 30 Ago 2022 - 21h53

De acordo com a ONU, a expectativa de vida mundial média é de 72,8 anos, um aumento de nove anos em relação à expectativa do ano de 1990, esse crescimento se torna ainda mais expressivo se comparado com anos ainda mais anteriores onde a expectativa de vida podia ser até a metade da atual.

Esse aumento da expectativa de vida é bastante positivo para a sociedade pois reflete avanços sociais, de saneamento básico, acesso à saúde, evolução da medicina, medicamentos, tratamentos e acesso a melhores alimentos.

No entanto, existem várias discussões que buscam compreender melhor quais fatores levaram a esse crescimento da longevidade, enquanto alguns acreditam que isso está atrelado ao desenvolvimento do uso de medicamentos para o tratamento de patologias, outros a consideram como um fruto das mudanças no estilo de vida da sociedade.


Vários fatores contribuiram para o aumento na expectativa de vida mundial (Foto: Reprodução/ Hilab)


Na verdade, ambos os fatores colaboraram grandemente para o aumento da expectativa de vida média, a melhora no uso dos medicamentos foi essencial para ajudar o mundo a vencer diversos surtos de doenças que poderiam ter devastado milhares de pessoas, a quimioterapia aumentou as chances de vencer o câncer, os tratamentos contra HIV, desenvolvimento de vacinas e evolução de cirurgias tornando-as menos invasivas e aumentando as chances de sobrevivência, todos esses fatores foram de crucial importância para o aumento da longevidade.

Já as mudanças no estilo de vida também foram bastantes importantes, o maior acesso a hospitais, a melhora no saneamento básico e a regulamentação de regras de higiene na produção de alimentos, criação de gado e cultivo de vegetais, a popularização do uso de protetores solares, a criação da cultura da vacinação de crianças recém-nascidas, aumento da consciência sobre doenças mentais, acesso a água potável e facilidade de acesso à informação também foram essenciais para esse salto de longevidade da população mundial.

Por isso, não é possível determinar apenas um fator como decisivo para o crescimento da expectativa de vida, todos trabalharam em sintonia para aumentar a qualidade de vida, o acesso à saúde e alimentos de qualidade e diversos outros fatores.

 

Foto Destaque: Expectativa de vida tem aumentado ao longo dos anos (Foto: Reprodução/UOL)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo