Com a campanha de vacinação infantil contra a Covid-19 ainda em vigor, muitas formas de insentivar as crianças a quererem se vacinar foram criadas. Mas como explicar como uma vacina funciona e os seus benefícios aos pequenos?
Com isto em mente, a editora Melhoramentos acabou de publicar o livro "Com Vacina, Tudo em Cima!", das escritoras Carme Dolz e Esther Méndez.
A obra possui um desenvolvimento leve e interativo, convidando as crianças a desenharem micróbios, pintar ilustrações, escrever o nome de utensílios laboratoriais usados na hora de aplicar as vacinas, entre outras atividades.
Capa do livro "Com Vacina, Tudo em Cima!" (Reprodução/Amazon)
Confira a sinopse oficial do livro: "Este é o livro perfeito para descobrir como as vacinas funcionam! Com um texto leve, ilustrações coloridas e todo interativo, as crianças vão aprender o que acontece em nosso corpo quando ficamos doentes; entender as diferenças entre vírus e bactérias e o mais importante: descobrir como lutar contra eles e... vencê-los! Ao interagir com as atividades, elas aprenderão, enquanto brincam, como se proteger e se manter sempre saudáveis. Com Vacina, Tudo em Cima!"
O livro já se encontra disponível para compra em alguns sites, como por exemplo na Amazon, que está com o preço de R$31,40 na edição de capa comum.
Vale ressaltar, que ainda existem muitas fake news apontando as vascinas como algo maléfico e as crianças estão mais suscetíveis a acreditar nestas mentiras e meias verdades. Portanto, esteja sempre atento aos conteúdos que eles estão consumindo.
Para ajudar as crianças a entenderem os benefícios de tomar uma vacina, os reponsáveis não devem tratar a ocasião como algo negativo, fazendo ameaças caso a criança não se comporte. Também não vale mentir para os pequenos, a verdade é fundamental para que eles entendam que a dor da picada compensa.
Outras campanhas de vacinação ainda estão em vigor, portanto fique atento para que a caderneta do seu pequeno esteja completa. Mais da metade das crianças entre cinco e onze anos já foram vacinas com pelo menos a primeira dose contra a Covid-19.
Foto destaque: Criança e enfermeira. Reprodução/Unsplash