Cinema/TV

Lista da Lorena homenageia o dia da Proclamação da República

Mais uma Lista da Lorena com muitos clássicos para a alegria dos fãs de cinema e desta vez com filmes brasileiros que homenageando o dia da Proclamação da República.

15 Nov 2020 - 21h59 | Atualizado em 15 Nov 2020 - 21h59
Lista da Lorena homenageia o dia da Proclamação da República  Lorena Bueri

Neste domingo de votação teremos uma lista mais do que especial, em comemoração ao dia da Proclamação da República, 15 de novembro. A lista consiste em clássicos brasileiros que tem como sua base algo politico. No aniversario de 134 anos de história, trazemos alguns dos sucessos desses últimos anos. Se você é amante da história politica do Brasil não pode deixar de assistir os filmes abaixo.

Leia mais: A Lista da Lorena homenageia a semana do dia dos mortos com animações mais do que especiais

Guerra de Canudos – 1997 

Claudia Abreu como Luiza em "Guerra de Canudos". (Foto: Reprodução/Sony Pictures)


O clássico de 97 inicia nossa lista de forma especial, tendo em vista um acontecimento histórico que ocorreu exatamente no inicio do período republicano. A guerra de Canudos foi um marco para esta data, sendo um conflito armado entre o exercito brasileiro e sertanejos liderados pelo famoso Antônio Conselheiro. Que no filme foi interpretado pelo falecido José Wilker. De forma brilhante o filme nos transporta para o conflito ocorrido a anos atrás, mesmo sendo mais antigo e com efeitos visuais antiquados, não deixa de ser um clássico imperdível para os amantes da história brasileira.

Sinopse: “Em 1893, Antônio Conselheiro (José Wilker) e seus seguidores começam a tornar um simples movimento em algo grande demais para a República, que acabara de ser proclamada e decidira por enviar vários destacamentos militares para destruí-los. Os seguidores de Antônio Conselheiro apenas defendiam seus lares, mas a nova ordem não podia aceitar que humildes moradores do sertão da Bahia desafiassem a República. Assim, em 1897, esforços são reunidos para destruir os sertanejos. Estes fatos são vistos pela ótica de uma família com opiniões conflitantes sobre Conselheiro”.

Tropa de Elite – 2007 

Wagner Moura como Capitão Nascimento em "Tropa de Elite". (Foto: Reprodução/Universal Pictures)


O filme Tropa de Elite em si retrata o dia a dia do grupo especial da policia, e principalmente como a tropa de choque lida com a ilegalidade. Sendo um diferencial nesta lista, o filme está mais pelo conceito histórico, e claro sua continuação que bate de frente com o tema proposto, levando em consideração que os problemas recorrentes em ambos os filmes tem uma única fonte, a politica.

Sinopse: “Rio de Janeiro, 1997. Nascimento (Wagner Moura), capitão da Tropa de Elite do Rio de Janeiro, é designado para chefiar uma das equipes que tem como missão 'apaziguar' o Morro do Turano por um motivo que ele considera insensato. Mas tem que cumprir as ordens enquanto procura por um substituto. Sua mulher, Rosane (Maria Ribeiro), está no final da gravidez e todos os dias lhe pede para sair da linha de frente do batalhão. Pressionado, o capitão sente os efeitos do estresse. Neste clima, é chamado para mais uma emergência num morro. Em meio a um tiroteio em um baile funk, Nascimento e sua equipe têm que resgatar dois aspirantes a oficiais da PM: Neto (Caio Junqueira) e Matias (André Ramiro). Ansiosos por entrar em ação e impressionados com a eficiência de seus salvadores, os dois se candidatam ao curso de formação da Tropa de Elite”.

Getúlio – 2014 

Tony Ramos como Getúlio Vargas em "Getúlio". (Foto: Reprodução/Copacabana Filmes)


Um clássico que relata os momentos finais de Getulio Vargas, interpretado por Tony Ramos. Em meio a crise da época, você acompanha os fatores que levaram o presidente a escolher um suicídio estratégico. 

Sinopse: “Os últimos dias do ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas (Tony Ramos). Uma crise é desencadeada após um atentado quase matar seu maior opositor, o jornalista Carlos Lacerda (Alexandre Borges). O presidente é o principal suspeito como mandante do crime e a oposição quer tirá-lo do poder, mas ele tenta defender sua inocência, antes de cometer suicídio. Dos produtores de "Carlota Joaquina".

O Paciente – O Caso Tancredo Neves – 2018 

Othon Bastos como Tancredo e Esther Goes como Risoleta em "O Paciente: O caso Tancredo Neves". (Foto: Reprodução/Paris Filmes)


Outro filme que se remete a um dos presidentes do Brasil, mas no caso que não assumiu. O Paciente traz os últimos momentos de Tancredo Neves, assim como o filme acima. O filme se torna importante por conta do peso histórico de todos os acontecimentos que levaram até sua morte. No elenco principal temos Othon Bastos interpreta Tancredo e Esther Goes como Risoleta, sua esposa. Também estão presentes Paulo Betti, como Dr. Henrique Walter Pinotti, Emilio Dantas, como Antonio Brito, o porta-voz de Tancredo.

Sinopse: “A história dos últimos dias de vida do primeiro presidente eleito indiretamente após a ditadura militar, que morreu dias antes de tomar posse, após uma série de procedimentos médicos desencontrados. O roteiro eletrizante é baseado no livro homônimo do pesquisador e historiador Luis Mir”.

Bacurau – 2019 

Habitantes da cidade de Bacurau no filmes de mesmo nome. (Foto Reprodução/Vitrine Filmes)


E por fim, um dos mais famosos desta lista, Bacurau que participou do festival de Cannes, e inclusive levou o prêmio do Juri, juntamente com Les Misérables. O filme entra nessa lista como um dos filmes brasileiros mais prestigiados. E claro, também possui toda uma questão politica por trás do enredo.

Sinopse: “Num futuro próximo, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?

A Lista da Lorena vai chegando ao fim...

Os filmes acima marcaram de alguma forma a o cinema brasileiro, mas principalmente pelo significado histórico. Sobretudo, ainda temos outros clássicos que não poderiam ser esquecidos como Jango e Os Anos de JK, que assim como alguns filmes acima relatam a vida de figuras politicas importantes para o Brasil. E que fazem parte de história de cada um, conhecendo um pouco do que se passou em momentos históricos conseguimos entender o cenário atual, e com isso fazer escolhes conscientes.

(Foto Destaque: "Bacurau" parte do pôster oficial.Reprodução/Vitrine Filmes)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo