Cinema/TV

A Lista da Lorena homenageia a semana do dia dos mortos com animações mais do que especiais

A Lista da Lorena desta semana traz um tema um pouco triste. A Morte! Mas com diversas animações que tem isso como tema para aquecer os corações de todos.

04 Nov 2020 - 22h24 | Atualizado em 04 Nov 2020 - 22h24
A Lista da Lorena homenageia a semana do dia dos mortos com animações mais do que especiais Lorena Bueri

Na Lista da Lorena desta semana foi escolhido um tema um tanto quanto questionador, sendo que nesta segunda-feira (02) tivemos o feriado do Dia de Finados. Com isso, não há nada que uma boa animação para aquecer o nosso coração em dias como este. Principalmente quando nos transporta para a infância. Um dos gêneros mais abordados pelos roteiristas em produções cinematográficas e literárias.  A morte é hoje algo que torna os personagens fictícios mais fortes em comparação aos demais. No entanto, esta lista traz filmes que realmente abordam o tema como algo principal em seus enredos.  

Leia mais: A Lista da Lorena comemora a semana do Dia das Bruxas com diversos filmes de terror

A Noiva Cadáver – 2005 

Victor Van Dorst e Emily em "A Noiva Cadáver". (Foto: Reprodução/Warner Bros.)


Um dos clássicos de Tim Burton inicia a nossa lista de forma grandiosa, A Noiva Cadáver que é uma animação feita inteira com a técnica do stop-motion. Para quem não conhece este estilo, basicamente o longa-metragem é feito quadro a quadro com modelos reais, que são de diversos materiais. Sobretudo, esse é um dos grandes sucessos do diretor que carrega consigo sempre em seus trabalhos os atores Johnny Depp e Helena Bonham Carter,e não seria diferente desta vez. Respectivamente os atores dublam os personagens principais, Victor Van Dorst e a Emily, a Noiva Cadáver . O filme em si entra para esta lista com a sua forma diferenciada de encarar a morte, e claro, um romance trágico digno dos clássicos de terror não poderia faltar nesta homenagem.

Sinopse oficial do filme: “Tim Burton apresenta uma lenda de arrepiar os cabelos baseada em um conto popular russo do século 19, em que um jovem casou-se por engano com um cadáver caminhada de um dia para a vila de sua verdadeira noiva. Cabe à noiva de carne e osso do noivo, que anseia pela chegada de sua noiva, enfrentar sua rival fantasmagórica e fazer as pazes com ela prometendo viver seus sonhos por ela e jurando lembrá-la sempre. Só então os noivos vivos estão livres para prosseguir com sua própria cerimônia de casamento na fábula de Tim Burton's Corpse Bride”.

Up: Altas Aventuras – 2009

Ellie e Carl em "Up: Altas Aventuras". (Foto: Reprodução/Pixar Animation Studios)


Um dos queridinhos da Pixar, Up entra nesta lista diferentemente dos filmes a seguir, não tendo nada de sobrenatural em seu enredo, apenas a aceitação da própria morte. Por todo o filme acompanhamos a aventura de um senhor que queria realizar o sonho de sua esposa a todo o custo. A triste realidade nos abate principalmente quando percebemos que ele estará sozinho após a morte dela. E com isso, o filme nos transporta para algo que milhares de pessoas sofrem todos os dias, a solidão. Mas acima de tudo, a percepção de que você pode encontrar o amor de formas tão singelas, nas pequenas coisas da vida. Up não é apenas uma animação, se olhar com atenção pode encontrar algo simplesmente inovador.

Sinopse oficial do filme: Um vendedor de balões mesquinho de 78 anos não é um herói comum. Quando ele amarra milhares de balões em sua casa e voa para os confins da América do Sul, ele finalmente realiza seu sonho de aventura de toda a vida. Mas depois que Carl descobre um clandestino de 8 anos chamado Russell, essa dupla improvável logo se encontra em uma jornada hilária em um mundo perdido cheio de perigos e surpresas.

Festa no Céu – 2014 

Manolo já no "Mundo dos Lembrados" em "Festa no Céu". (Foto: Reprodução/20th Century Studios)


Do famoso produtor Guillermo del Toro e do diretor Jorge Gutierrez temos agora comédia de animação com um estilo visual único. Sobretudo, temos agora uma aventura que aborda um dos lugares que mais celebra o este dia, o México. E este é um dos motivos para este longa entrar na lista, lembrando um pouco um romance trágico temos esta incrível história que nos transporta assim como outros filmes desta lista para o mundos dos mortos de uma forma completamente nova.  

Sinopse oficial do filme: “Festa no Céu é o caminho de Manolo, um jovem dividido entre cumprir as expectativas da sua família e seguir o seu coração. Antes de escolher o caminho a seguir, ele embarca em uma incrível aventura que abrange três mundos fantásticos onde deve enfrentar seus maiores medos. Rico com uma nova abordagem aos favoritos da música pop, "The Book of Life" nos incentiva a celebrar o passado enquanto olhamos para o futuro”.

Viva: A Vida é uma Festa – 2018

Miguel com toda sua familia os vivos e mortos em "Viva: a Vida é uma Festa". (Foto: Reprodução/Pixar Animation Studios)


Diferentemente dos filmes anteriores, o também conhecido como Coco é um filme musical de animação, sendo mais um dos queridinhos da Pixar. Viva: A Vida é uma Festa aborda também o Dia de Los Muertos assim como o filme anterior da lista. Lida ainda com sonhos e claro com a as dificuldades de aceitar algo como a morte. 3Baseado em uma ideia original de Lee Unkrich, o longa-metragem animado é dirigido por Unkrich e codirigido por Adrian Molina.

Sinopse oficial do filme:Apesar da desconcertante proibição da música por gerações, Miguel (voz do recém-chegado Anthony Gonzalez) sonha em se tornar um músico realizado como seu ídolo, Ernesto de la Cruz (voz de Benjamin Bratt). Desesperado para provar seu talento, Miguel se encontra na deslumbrante e colorida Terra dos Mortos após uma misteriosa cadeia de eventos. Ao longo do caminho, ele conhece o charmoso malandro Hector (voz de Gael García Bernal) e, juntos, partem em uma viagem extraordinária para desvendar a verdadeira história por trás da história da família de Miguel”.

Soul – 2020

Joe Gardner já no mundo dos mortos em "Soul". (Foto: Reprodução/Pixar Animation Studios)


Agora uma animação completamente nova e diferente de todas as anteriores principalmente por ainda não foi lançada graças à pandemia da Covid-19. Mas nem por isso deveria estar de fora de nossa lista já que seu tema principal é a morte do personagem principal. E para a felicidade dos fãs de animação sim, este é mais um longa-metragem da Pixar Animation Studios que marca presença nesta lista quando o quesito é a morte de personagens. Sobretudo, esta nova obra já esta na lista por ter recebido 100% de aprovação pelos críticos no Rotten Tomatos.

“Soul”, apresenta Joe Gardner (voz de Jamie Foxx) - um professor de banda do ensino fundamental que tem a chance de tocar no melhor clube de jazz da cidade . Mas um pequeno passo em falso o leva das ruas de Nova York para The Great Before - um lugar fantástico onde novas almas obtêm suas personalidades, peculiaridades e interesses antes de irem para a Terra. Determinado a retornar à sua vida, Joe se junta a uma alma precoce, 22 (voz de Tina Fey), que nunca entendeu o apelo da experiência humana. Enquanto Joe tenta desesperadamente mostrar a 22 o que é ótimo na vida, ele pode apenas descobrir as respostas para algumas das perguntas mais importantes da vida.

Lista da Lorena vai sendo finalizada...

Esta lista em si foi muito repensada para que fosse trazida da melhor forma possível, já que é um tema delicado e muitos filmes abordam de formas diferentes. Sobretudo, as animações trazem um toque especial que só elas têm. De certa forma alguns se tornam ate emocionantes já que é um pouco inesperada a forma que será abordada, já que o publico para que é destinado não entende o peso de certas cenas. Os filmes escolhidos tratam a morte como algo mais divertido mostrando o outro lado em diversas animações. Mas acima de tudo todas elas trazem algo fundamental, a aceitação de que aquilo é real e que pode ser curado. A morte de um ente querido é dolorosa, mas com amor das pessoas próximas se pode superar todas as dificuldades da perda.  A lista em si é uma homenagem a todas as vitimas da Covid-19 e a suas famílias, mesmo sendo um gesto pequeno é com amor de toda Equipe do Portal da Lorena.  

(Foto Destaque: "Viva: A Vida é uma Festa".Reprodução/Pixar Animation Studios)

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo