Empreendedorismo

Lições de empreendedorismo que podemos aprender com o Spotify

A minissérie The Playlist, traduzida aqui no Brasil como “Som na Faixa”, conta a história curiosa por trás da criação da plataforma que revolucionou a indústria da música.

24 Jan 2023 - 21h10 | Atualizado em 24 Jan 2023 - 21h10
Lições de empreendedorismo que podemos aprender com o Spotify Lorena Bueri

Empreender nunca é uma tarefa fácil, requer muita dedicação e persistência. É por isso que nunca se pode desperdiçar a oportunidade de aprender com cases de sucesso. Esse é o caso do Spotify, a empresa que revolucionou a indústria da música, e que cuja história de fundação é um tanto quanto curiosa, agora tem uma minissérie na Netflix chamada “Som na Faixa”.

Hoje veremos algumas dicas da plataforma que você pode utilizar para impulsionar o seu negócio.

Sempre esteja pronto para apresentar e falar do seu negócio, em qualquer lugar e a qualquer hora. Nunca se sabe onde você vai encontrar uma oportunidade, um investidor ou algo assim, por isso é muito importante que você sempre tenha todas as informações na ponta da língua.

Uma das principais dicas é conhecer bem o seu público. Faça pesquisas de mercado, pesquise tendências e os comportamentos dessas pessoas. É essencial que você saiba como seu público se comporta e quais são os hábitos de consumo. Foi olhando para esses cenários que o Spotify, por exemplo, soube se posicionar. Em uma era em que a pirataria de música reinava, eles puderam identificar como as pessoas se comportavam em relação a isso e enxergar uma forma de suprir suas demandas. 


A empresa que revolucionou a indústria da música tem muitas lições de negócios (Foto: Reprodução/Freepik)


Seguindo essa linha de pensamento, é muito importante que você crie ou agregue algo de valor no seu produto/negócio, ou seja, proporcione ao seu público uma experiência prazerosa quando ele utilizar de seus serviços ou produtos. É importante ainda não pensar somente no seu público final, mas considerar outras pontas do processo. No exemplo do Spotify, ao criar um serviço voltado principalmente para os usuários, eles não se esqueceram das gravadoras e dos artistas, isso proporcionou a construção de uma relação ótima entre as partes.

Por fim, entenda a importância dos famosos insights. Em um dos episódios da série é mostrado como o chefe de tecnologia do Spotify teve uma compreensão repentina de um problema, ou o chamado insight, durante uma conversa com sua namorada, e como isso possibilitou a resolução de uma dificuldade tecnológica que ele enfrentava no momento. Dessa história podemos concluir que é extremamente importante ficar ligado nos insights que vão aparecendo ao longo do dia. A criatividade não é algo que aparece do nada, ela é exercitada e você deve estar atento a todos os sinais que podem te ajudar a alavancar seu negócio.

 

Foto destaque: A empresa que revolucionou a indústria da música tem muitas lições de negócios (Reprodução/Freepik)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo