Notícias

Libaneses entram para o Estado Islâmico para fugir da pobreza

Jovens do Líbano estão procurando o Estado Islâmico para tentarem escapar da pobreza do país. Crise econômica impede que os jovens tenham oportunidades de emprego e de educação.

18 Dez 2022 - 21h00 | Atualizado em 18 Dez 2022 - 21h00
Libaneses entram para o Estado Islâmico para fugir da pobreza Lorena Bueri

Jovens do Libano estão se juntando ao Estado Islâmico para tentar fugir da pobreza. É estimado que cerca de 100 jovens tenham feito esta escolha em 2021 para tentar escapar da pobreza do país.

Em uma matéria especial da BBC, é apresentado Ahmed da cidade Trípoli, ao norte do Líbano. O jovem precisa ajudar a sua mãe doente, por isto ele se ver preso em um trabalho manual, cansativo e que lhe paga apenas alguns dólares por semana.

Durante o desespero de sua situação, Ahmed acabou encontrando um recrutador do Estado Islâmico. Ele passou a estudar sobre Sharia (leis islâmicas) e jihad (guerra santa), além de ser ensino sobre o Iraque e sobre o Estados Islâmico.

Ao ser perguntado o motivo para ter entrado no grupo, Ahmed disse que ele não estava conseguindo lidar com a sua situação, e quando entrasse no Estado Islâmico ele teria uma situação mais confortável e viveria perto do seu Deus.

Porém, a polícia conseguiu capturá-lo antes que ele pudesse entrar para o grupo e viajar para Síria ou Iraque. Ahmed foi liberado cinco dias após ser preso, mas isto não acabou com os seus problemas. Segundo Ahmed, a sua situação financeira é tão ruim que ele sente vontade de se matar.

Muitas das vezes os jovens do Líbano não possuem muitas opções para a sua vida, a crise no Líbano afeta as oportunidades de emprego e de estudo. Além disto, a religião e antecedentes familiares possuem um grande peso nas vidas dos jovens.

Bakr Saif, outro jovem libanês, também acabou se envolvendo com o grupo do Estado Islâmico. Bakr estava de casamento marcado quando desapareceu enquanto ia ver a sua esposa, seus pais souberam que ele se juntou ao grupo pelas redes sociais, e um mês depois eles receberam uma mensagem de voz alterada informando a morte do seu filho. Porém, eles não acreditam que Bakr tenha se juntado ao Estado Islâmico e muito menos tenha saído do país, como as autoridades do Líbano e Iraque dizem.


General Yahya Rasoul Abdulla alerta jovens libaneses sobre o Estado Islâmico. Reprodução/BBC


O general iraquiano Yahya Rasoul Abdulla orienta que os jovens não procurem pelo Estado Islâmico, os alertando que o grupo está os usando “como lenha para fogo”. Alertando também sobre os crimes que o Estado Islâmico comete contra as pessoas, principalmente as mulheres.

 

Foto em destaque: Pais de Bakr Saif não acreditam que o seu filho tenha entrado para o Estado Islâmico. Reprodução/BBC

VEJA TAMBÉM

Oitavas em Bucareste faz João Fonseca avança de cabeça Lorena Bueri

Oitavas em Bucareste faz João Fonseca avança de cabeça

Tenista brasileiro com 17 anos alcança as oitavas de finais, depois de ter passado a marca mundial do 3° melhor do mundo Carlos Alcaraz.
Saiba tudo sobre a nova tendência do furry shoes  Lorena Bueri

Saiba tudo sobre a nova tendência do furry shoes

Com o grande sucesso dos ugly shoes se acendendo, conheça tudo sobre o mais novo e polêmico furry shoes, como usar e alguns famosos que apostaram no estilo controverso
Suri, filha de Tom Cruise e Kate Holmes, não vê o pai há mais de uma década Lorena Bueri

Suri, filha de Tom Cruise e Kate Holmes, não vê o pai há mais de uma década

A atriz optou pelo afastamento entre pai e filha por causa da religião do ator; a cientologia reúne um conjunto de práticas e crenças que definem o caminho para os indivíduos alcançarem “uma compreensão completa da sua própria natureza espiritua
Banda Jonas Brothers levam fãs a loucura ao desembarcar no aeroporto de São Paulo nesta terça-feira  Lorena Bueri

Banda Jonas Brothers levam fãs a loucura ao desembarcar no aeroporto de São Paulo nesta terça-feira

A banda Jones Brothers desembarcou hoje no aeroporto de São Paulo para fazer um show nesta terça-feira, será seu primeiro show no Brasil após a volta da banda
Cruzeiro estuda mercado em busca de goleiro, após situação complicada com Rafael Cabral Lorena Bueri

Cruzeiro estuda mercado em busca de goleiro, após situação complicada com Rafael Cabral

Com a recente saída do goleiro Rafael Cabral, o time mineiro consulta mercado e procurou o Flamengo para uma possível contratação de Mateus Cunha, porém o rubro-negro não liberou o atleta
Cole Palmer: O meia ofensivo de 21 anos de idade que é artilheiro da Premier League  Lorena Bueri

Cole Palmer: O meia ofensivo de 21 anos de idade que é artilheiro da Premier League 

O jovem que surgiu no Manchester City está voando na temporada 23/24 pelo Chelsea, ele vem sendo o principal jogador do time e é o artilheiro da equipe e da Premier League na temporada 
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo