Notícias

Leonardo Del Vecchi morre aos 87 anos

Magnata fundou umas das maiores empresas de óculos do mundo, proprietária das marcas Oakley e Ray-Ban e era considerado um dos homens mais ricos da Europa.

27 Jun 2022 - 21h57 | Atualizado em 27 Jun 2022 - 21h57
Leonardo Del Vecchi morre aos 87 anos Lorena Bueri

O magnata italiano Leonardo Del Vecchio, morreu aos 87 anos, nascido em Milão, na Itália, o empresário bilionário do ramo dos óculos que teve uma infância pobre e morou em orfanatos quando criança, acabou se tornando um dos homens mais ricos da Europa. 

Del Vecchio começou a construir seu império em 1961, fundando a Luxottica, que fornecia componentes para óculos, e se manteve como presidente e principal acionista depois de unir forças com a francesa Essilor em 2018, fundando a gigante franco-italiana EssilorLuxottica, onde permaneceu como presidente executivo até dezembro de 2020, quando entregou a liderança da empresa á Francesco Milleri. 

O anúncio do falecimento foi feito nesta segunda-feira (27) pela grupo EssilorLuxottica. “A EssilorLuxottica anuncia hoje que seu presidente faleceu”, disse a empresa em comunicado. Além da Luxottica, Leonardo fundou a marca proprietária da marca Ray-Ban e Oakley.  


Empresa Luxottica foi fundada por Del Vecchio em 1961. (Foto Reprodução: Folha UOL)

 


O bilionário investiu parte de sua riqueza nas empresas financeiras italianas Mediobanca e Generali, em 2021 ele foi indicado pela Revista Forbes como o segundo homem mais rico da Itália, atrás de Giovanni Ferrero, dono da empresa Ferrero, grupo que fabrica o creme de avelã Nutella. 

Em seu Twitter, Paolo Gentiloni, comissário europeu de Economia, escreveu: “Leonardo Del Vecchio foi um grande italiano. Sua história, de orfanato à liderança de um império empresarial, parece uma história de outra época. Mas é um exemplo para hoje e amanhã. RIP" – publicou. Delfin, sua holding é a maior acionista do grupo italiano de serviços financeiros Mediobanca e tem uma participação de pouco menos de 10% na maior seguradora italiana Generali, detém cerca de 7% da empresa imobiliária Covivio, em Paris e Milão. Após a divulgação do falecimento de Del Vecchio, as ações da EssilorLuxottica, Generali e Mediobanca operaram em queda nesta segunda-feira. 

Foto Destaque: Leonardo Del Vecchio, dono da Ray-Ban faleceu aos 87 anos. Reprodução: Suno.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo