Money

Latam recebe apoio de credores após ter entrado em falência nos EUA, em 2020

Segundo comunicado na última sexta-feira, Plano de Reorganização da Latam recebe sólido apoio dos credores após companhia aérea ter entrado em falência nos EUA em 2020

09 Mai 2022 - 16h42 | Atualizado em 09 Mai 2022 - 16h42
Latam recebe apoio de credores após ter entrado em falência nos EUA, em 2020 Lorena Bueri

A Latam Airlines recebeu o apoio da maioria de seus credores não-segurados para seu plano de saída do Capítulo 11 da Lei de Falência dos Estados Unidos, informou a companhia aérea na última sexta-feira (6). A empresa entrou em falência nos EUA em 2020 após ter sido atingida pela crise do coronavírus.

A empresa com sede no Chile informou que cerca de 65% de seus credores de baixo escalão haviam apoiado o plano, que disse ser “justo e considerar todas as partes interessadas”.

Um comitê representando credores apresentou uma objeção na Justiça ao plano de reestruturação na segunda-feira, chamando-o de “fundamentalmente defeituoso” e alegando que beneficiaria indevidamente acionistas como a Delta Airlines às suas custas.

Criada em 2012 após a fusão da chilena LAN com a brasileira TAM e com unidades operacionais no Chile, Brasil, Colômbia e Peru, ainda precisa conseguir o apoio das partes interessadas dissidentes.


A Latam entrou em falência nos EUA em 2020 após crise do coronavírus. Foto: Latam/Divulgação


O plano, no qual a Latam espera levantar US$ 5,4 bilhões (R$ 27 bilhões), também recebeu objeções de um banco chileno representando detentores de títulos locais e do órgão de fiscalização de falências do Departamento de Justiça dos EUA.

Segundo o comunicado, a Latam afirma ter continuado engajada em extensas negociações e em um processo de mediação nos últimos meses, e tem trabalhado arduamente para esclarecer qualquer dúvida que tenha surgido em relação ao Plano de Reorganização. A empresa diz permanecer confiante de que o Plano é justo e considera todas as partes interessadas. Segundo a companhia aérea, se confirmado, o Plano injetará novos recursos no grupo por meio de uma combinação de capital, títulos conversíveis e dívida, e fortalecerá seu balanço, liquidez e estrutura de capital para operações futuras.

A Latam mantém como objetivo a conclusão do processo e a saída do Capítulo 11 no segundo semestre de 2022 e os advogados da companhia aérea solicitarão a um juiz de Nova York que aprove sua proposta no tribunal no dia 17 de maio.

Foto destaque: Fusão da empresa chilena LAN com a brasileira TAM, criada em 2012. Reprodução: Ivan Alvarado/Reuters

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo