Notícias

Lagoa se forma em região alargada em praia de Balneário Camboriú

Região passou por processo de alargamento entre março e dezembro do ano passado, especialistas não veem problemas nas formações das lagunas e afirmam que é um fenômeno considerado normal.

03 Nov 2022 - 20h40 | Atualizado em 03 Nov 2022 - 20h40
Lagoa se forma em região alargada em praia de Balneário Camboriú Lorena Bueri

Uma lagoa se formou na faixa de areia da Praia Central, em Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina, o acúmulo de água foi na região da Barra Sul, mesma área onde se formou um "degrau" há cerca de duas semanas atrás, imagens da lagoa formada circularam pelas redes sociais na última terça-feira (1).

Na quarta-feira (2), imagens capturadas pelas câmeras da prefeitura mostravam a diminuição da água no local, mas ainda eram visíveis pequenas lagoas na área.


Praia Central em Balneário Camboriú, SC. Foto Reprodução: Procave


Ao G1, o engenheiro e diretor de planejamento e gestão orçamentária de Balneário Camboriú, Toni Fausto Frainer disse que: "É normal, neste tipo de obra, que ocorram esses fenômenos. Após o alargamento, é necessário este período de conformidade. Dependemos da natureza para a praia entrar em equilíbrio após eventos com energia de ondas mais intensas (ressaca)", explicou. 

"Tanto que dos 5.800 metros de extensão de Praia Central somente nesta região surgem algumas lagoas pequenas que se formam em período curto. O próprio movimento do mar cobre as mesmas", afirmou o engenheiro. 

Segundo o oceanógrafo e curador do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí, Jules Soto, a cidade teve um ganho após o alargamento da faixa de areia, ele também afirma que não há problemas na formação das lagunas, “Isso é um fenômeno natural de todas as praias arenosas, umas mais, outras menos. Existe também um processo de acomodação da dinâmica de praia, em relação a tornar mais natural o trabalho que foi feito artificialmente. Então não quer dizer que da forma como foi feito vai ficar para sempre”, disse o especialista.  

A faixa de areia da Praia Central passou por um processo de alargamento há 11 meses, a largura da faixa que era de aproximadamente 25 metros foi para 70, e a largura da praia foi aumentada em toda a sua extensão da orla, que é de 5,8 quilômetros, o processo começou em março do ano passado e terminou em dezembro do mesmo ano. 

(Contém informações do Portal G1)

Foto Destaque: Imagens de câmera de prefeitura mostra lagoa formada em areia na Praia Central, em Balneário Camboriú. Reprodução: Visor Notícias. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo