Saúde

Laboratório Dasa encontra uma nova recombinante da ômicron em uma criança de 3 anos

Essa nova versão do vírus ainda não tinha sido encontrada em nenhuma outra amostra. Porém, para poder ser reconhecida como nova linhagem é preciso ser detectada em outras 4 pessoas.

29 Abr 2022 - 13h34 | Atualizado em 29 Abr 2022 - 13h34
Laboratório Dasa encontra uma nova recombinante da ômicron em uma criança de 3 anos Lorena Bueri

De acordo com o laboratório Dasa, uma nova recombinação da variante Ômicron, do coronavírus, foi detectada em uma criança de 3 anos que reside em São Paulo. Uma recombinação acontece quando o paciente é infectado por uma ou mais variantes ao mesmo tempo, o resultado é uma mistura no material genético dentro do corpo da pessoa.

A coleta desse material foi realizada em 26 de fevereiro de 2022, por meio do teste PCR. A criança apresentou resultado compatível com a sublinhagem BA.2, da ômicron. A recombinante, possui uma parte genética já conhecida e uma distinta, não havia sido descrita em outras amostras no Brasil e no mundo.


Vírus SARS-CoV-2 (Foto: Reprodução/Divulgação)


No entanto, para que seja reconhecida como uma nova linhagem recombinante, é preciso ter mais 4 amostras de pessoas diferentes com as mesmas características genéticas do vírus.

O Dasa também informou a detecção de outras duas recombinantes em crianças todas identificadas como a XE, as mesmas já foram detectadas previamente no Reino Unido e também pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Os pacientes possuem 10 anos e as coletas das amostras foram feitas em 11 de março.

A variante ômicron, é considerada extremamente transmissível, e vem sendo substituída no mundo todo por sua subvariante, a BA.2, também conhecida como "ômicron silenciosa".

Até meados de março, a variante mais comum no planeta era a BA.1, que causou surpresa aos especialistas por seu alto nível de transmissibilidade, embora fosse menos perigosa do que outras já existentes. Mas agora a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que a subvariante BA.2 representa quase 86% dos casos sequenciados.

 

Foto destaque: Criança no hospital. Reprodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo