Esportes

Juventus toma punição pesada por fraude fiscal e está fora da disputa do título do Campeonato Italiano

Além da perda de 15 pontos na competição, Federação Italiana de Futebol (FIGC) suspende 11 dirigentes e ex-dirigentes. Clube nega irregularidades e aguarda recurso.

21 Jan 2023 - 10h12 | Atualizado em 21 Jan 2023 - 10h12
Juventus toma punição pesada por fraude fiscal e está fora da disputa do título do Campeonato Italiano Lorena Bueri

A Justiça Desportiva do país puniu a Juventus com a perda de 15 pontos no Campeonato Italiano. Segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira (20), 11 dirigentes e ex-dirigentes também foram suspensos. O clube foi acusado de fraudes fiscais. A decisão ainda cabe recurso.

Todos os ex-membros do conselho de administração do clube foram condenados, ainda que tenham pedido demissão de suas respectivas funções no final de 2022. O ex-diretor de futebol da Juventus e atual do Tottenham, Fabio Paratici, foi suspenso por 30 meses. O ex-presidente, Andrea Agnelli, por 24 meses e o ex-vice-presidente e ídolo do clube, Pavel Nedved, por 8 meses.


O ex-jogador e ex-diretor da Juventus, Pavel Nedved, e o ex-presidente Andrea Agnelli, estão entre os suspensos. (Foto: Daniele Badolato/Juventus FC)


A Juventus ocupava a terceira colocação, com 37 pontos, na 18ª rodada. Com a punição da Federação Italiana de Futebol, o time caiu para décimo lugar, com 22 pontos. A diferença que antes era de 10 pontos para o líder, Napoli, aumentou para 25. O clube de Turim está praticamente fora da disputa do Campeonato Italiano e corre o risco de não se classificar para a Champions League — 12 pontos o separam do G4.


Tabela do Campeonato Italiano após a punição. (Foto: Reprodução/Golazzo)


A Juventus tem até 30 dias para apresentar um recurso junto ao Conselho de Justiça da Itália.

Entenda o caso:

Uma bomba estourou nos corredores do Juventus Stadium ainda no final de 2022. A polícia italiana especializada em mercado financeiro, Guarda di Finanza, encontrou o que ninguém queria que fosse encontrado: documentos em que a Juve se comprometia a pagar os salários durante os primeiros meses da pandemia. Oficialmente, o clube italiano disse que os jogadores abriram mão de receberem esses valores, mas os pagamentos foram feitos "por baixo da mesa".

Na temporada 21/22, a Juventus registrou um débito negativo de € 220 milhões, cerca de R$ 1,22 bilhão. O cenário do clube é catastrófico.

 

Foto destaque: Cristiano Ronaldo lamenta. Reprodução/ESPN

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo