A atleta do judô Mayra Aguiar, 31 anos, atual numero seis no ranking mundial, conquistou pela primeira vez o tricampeonato mundial feminino, ao vencer a chinesa Zhenzao Mao por wazari. A prova foi realizada em Tashkent, no Uzbequistão, nessa terça (11). Os outros dois mundiais conquistados pela brasileira foram em 2017 em Budapeste e Cheljabinsk em 2014. Com isso Mayra marca seu nome na história do judô brasileiro e mundial. A atleta conquistou também na carreira, três bronzes em Olimpíadas e uma medalha de prata (equipes).
Foi a vitória mais rápida de Mayra, que logo nos primeiros segundos de luta, ajustou um wazari de tal forma, que imaginou ter disso um ippon. A ansiedade tomou conta da atleta que recebeu duas faltas por ausência de combatividade, mas conseguiu levar a luta até o final sem ser atacada, conquistando o campeonato mundial. Na estréia, venceu a atleta croata Petrunjela Pavic por faltas. Nas oitavas aplicou um ippon na atleta do Cazaquistão Aruna Jangeldina e nas quartas derrotou a japonesa Saori Hamada, por ippon. Hamada é a atual vencedora olímpica.
Judoca Mayra Aguiar em luta na final do campeonato mundial contra a chinesa Zhenzao Mao. Fonte/Reprodução GZH
A brasileira contava com sorte de campeã no torneio, ao ver sua maior rival e algoz, a alemã Ana Wagner, perder para outra alemã, Alina Böhm, nas quartas da outra chave. Bohm na sequência, perderia para a brasileira, na semifinal. Mayra Aguiar da Silva é gaúcha de Porto Alegre e luta atualmente pela categoria meio-pesado (78 kg), tem 1,78 de altura e começou sua carreira com 16 anos. Uma de suas primeiras lutas foi ainda defendendo a categoria de setenta quilos, contra a judoca americana Ronda Rousey. A brasileira perdeu, na época com a medalha de prata. Anos depois, Ronda foi lutadora no UFC e após uma rápida carreira vitoriosa, investiu na carreira de atriz, com vários filmes de ação no currículo, além de carreira como lutadora de WWE.
Foto Destaque judoca brasileira Mayra Aguiar. Fonte/Reprodução GZH