Beleza

Jovens culpam xampu da Elseve por queda de cabelo e viralizam na web

Viralizou no TikTok o vídeo em que uma jovem relata ter sofrido queda de cabelo depois do uso de um xampu da marca L'Oréal Paris, da linha Hidra Hialurônico. O vídeo publicado há dois dias, já alcançou mais de 5,2 milhões de visualizações.

21 Mai 2022 - 15h20 | Atualizado em 21 Mai 2022 - 15h20
Jovens culpam xampu da Elseve por queda de cabelo e viralizam na web  Lorena Bueri

Há alguns dias um vídeo viralizou no TikTok, nele uma jovem relata ter sofrido queda de cabelo depois do uso de um xampu da marca L’Oréal Paris." Meus fios caíram tanto que até precisei cortar. Só descobri o porquê depois de um tempo". O vídeo postado a apenas dois dias já alcançou mais de 5,2 milhões de visualização.

O produto denunciado foi o da linha Elseve Hidra Hialurônico. Após a viralização da denunciante identificada como Ana Ferreira, outras mulheres também disseram ter passado pelo mesmo problema.

Porém, especialistas explicaram em entrevista para a Universia, que o problema de queda não está relacionado ao uso de determinado produto. “O produto fica muito pouco tempo em contato com o couro cabeludo. Dificilmente, esse contato rápido teria alguma ação no ciclo do cabelo”, diz dermatologista, especialista em tratamento capilar.

Ele complementa. "Mesmo que houvesse algum tipo de dermatite do couro cabeludo por contato com algum componente do produto, a queda viria acompanhada de vermelhidão e coceira do couro cabeludo, que não parece ser o caso dos vídeos”.

Ainda em entrevista para a Universia, outra especialista em dermatologia, comenta com base em sua opinião profissional que nas imagens é possível notar que uma das possíveis razões pela quebra dos fios das usuárias é o excesso de danos acumulados devido a procedimentos como mechas e o uso do secador. “O ácido hialurônico não danifica os fios. É um componente que hidrata e atua superficialmente na cutícula. Certamente houve um equívoco”, diz. Ela explica que a fragilidade capilar é causada pelo acúmulo de agressões ao fio e que após danificado é difícil recuperar.


Produtos Elseve causam "queda de cabelo", e cria alvoroço na internet (Vídeo: Reprodução/Instagram)


Como prevenir a quebra dos fios?

Um dos vídeos viralizados do TikTok, mostra o relato de uma jovem que começou a perceber a queda de cabelo após ser contaminada com a covid-19, e uma das dermatologistas afirma que a Covid foi uma das grades responsáveis por muitos casos de queda. “A síndrome febril causada pelo vírus de fato pode deflagrar um quadro de eflúvio telógeno, que costuma ser autolimitado, mas precisa de acompanhamento dermatológico”, conta a especialista.

Segundo, o dermatologista Daniel Cassiano, as quedas podem ter vários motivos como anemia e até mesmo sífilis. Então o primeiro passo, é investigar se o problema está na raiz ou na haste capilar.

Após feito o diagnóstico, o médico indicará o uso de tônicos, caso não seja identificado algo mais grave, para regularizar o ciclo capilar mais rapidamente.

A L’Oréal informou que nenhuma das duas usuárias fez reclamações em seus canais oficiais, em nota se pronunciaram. “Reforçamos que a segurança dos consumidores, assim como a qualidade dos produtos, é prioridade para a L'Oréal. De forma concreta, a avaliação de segurança dos nossos produtos acontece em várias etapas. Começa desde a concepção da fórmula e contínua durante todo o período de comercialização do produto cosmético. Casos de sensibilidade são pessoais, por isso, tratamos individualmente”.

Portanto, ao sentir alterações no couro cabeludo, irritações, coceiras, vermelhidão ou queda intensa, procure um dermatologista, pois ele irá indicar o melhor tratamento.

Foto destaque: Produtos da linha Hidra Hialurônico da Elseve. Reprodução/Instagram.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo