Notícias

Jovem morre no Irã após ser detida por uso incorreto de véu na cabeça

A morte de Mahsa Amini após abordagem policial foi motivo de protestos no país, que ainda conserva regras rígidas de comportamento para as mulheres, como o uso do “hijab”

22 Set 2022 - 16h30 | Atualizado em 22 Set 2022 - 16h30
Jovem morre no Irã após ser detida por uso incorreto de véu na cabeça Lorena Bueri

Após o anúncio da morte da jovem iraniana Mahsa Maini, na sexta-feira (16), começou uma onda de protestos no Irã. O incidente ocorreu após a “polícia da moral” abordar e deter Mahsa por estar usando o véu de forma inadequada, segundo eles, que são os encarregados de observar e impor as regras de vestimenta que o regime iraniano determina as mulheres. Dentre outras regras, no Irã as mulheres não podem usar roupas justas, jeans rasgados, roupas de cores mais fortes e devem sempre cobrir os cabelos.

Nos protestos realizados na capital, Teerã, algumas mulheres se manifestaram contra as regras rígidas impostas pelo regime e outras em relação à hostilidade dos policiais desta corporação cujo trabalho é especificamente o de repreender mulheres que não estão vestidas de forma adequada às regras iranianas.


Mulheres iranianas. Foto (Reprodução/Ebrahim Noroozi /AP)


O uso do “hijab”, o véu na cabeça é obrigatório, porém algumas regiões da capital do Irã tem conceitos diferentes em relação à vestimenta. Enquanto na parte Sul, que é mais pobre, o uso do chador (roupa que cobre o corpo todo, exceto o rosto) é mais comum, no Norte, onde o padrão econômico é mais elevado, as mulheres usam roupas mais informais.

A morte de Mahsa Maini trouxe à tona novamente discussões sobre os preceitos do regime iraniano, tanto por meio dos protestos dentro do próprio país, quanto em outras partes do mundo, através de questionamentos sobre a rigidez das regras impostas às mulheres e do uso de força no controle da aplicação destas regras.  Mulheres iranianas em diferentes países se manifestaram queimando véus e cortando seus próprios cabelos.

Foto destaque: cartaz de protesto pela morte de Mahsa Amini (Reprodução/Stephanie Keith/Getty Images via AFP)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo