Notícias

Jovem brasileiro compra iPhone pela internet e recebe um perfume para bebê

Lucas Portela, morador de Recife, pagou mais de R$ 3 mil reais por um iPhone e recebeu um perfume para bebê, precisamos ficar atentos em compras realizadas pela internet.

21 Mar 2023 - 20h30 | Atualizado em 21 Mar 2023 - 20h30
Jovem brasileiro compra iPhone pela internet e recebe um perfume para bebê Lorena Bueri

Consumidores tem aumentado a cada dia suas expectativas em suas compras online, pela a facilidade e a personalização em todas as etapas, que começa pela escolha do produto até a entrega, e assim o E-commerce, ou comércio eletrônico, vem motivado milhares de pessoas para realizarem compras pela internet.

A vantagem de fazer compras pela internet, sem precisar ir até uma loja física e receber seus produtos em casa, sem dúvida é um dos principais motivos que impulsionam os consumidores optarem pela compra online.

Experiências diversas são registradas diariamente na internet nos comentários dos sites de compras online, entre reclamações de todos os tipos e elogios tímidos e animadores.

O morador de Recife, Lucas Portela, comprou por site de vendas um iPhone no valor de R$ 3,2 mil reais e tomou um susto ao abrir a caixa, e foi surpreendido ao encontrar no lugar do celular, um perfume para bebê. Lucas usou as redes sociais para denunciar o ocorrido e diz que queria, ao menos, uma resposta da Amazon, onde comprou o celular.

Em casos, como o do Lucas, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), é bem claro em seu artigo 49, ele garante ao cidadão o direito de arrependimento pela compra. Amparado na lei, o comprador pode pedir a troca ou a devolução da mercadoria em sete dias, sem justificar os motivos nem sofrer penalidade.

O Procon recomenda ao consumidor que faça fotos da embalagem fechada ao receber e aberta com o produto ainda na caixa. E caso o produto esteja errado o cliente deve entrar em contato com a loja e com a transportadora para registrar a reclamação. Nesta situação, é importante que seja guardada todas as provas, como protocolos de contato e outros registros.

Também é recomendado que seja registrado um boletim de ocorrência na delegacia, e ainda, caso o problema não seja resolvido, o consumidor poderá abrir reclamação no Procon local contra os fornecedores.


 

Devemos tomar alguns cuidados ao realizar compras pela internet


Dicas de como fazer compra segura pela internet

O especialista em segurança cibernética da Associação de Poupança e Empréstimo (POUPEX), Ricardo Neiva indica alguns cuidados que devemos ter ao realizar compras pela internet. Veja abaixo:

  • Verifique se o site é seguro: veja se o site está usando uma conexão segura, que é marcada por https:// e um cadeado na barra do navegador;
  • Pesquise sobre a reputação da loja: antes de comprar acesse os portais de avaliações, como o Reclame Aqui ou gov.br, também explore as redes sociais da empresa;
  • Veja se o site disponibiliza informações da empresa: navegue pela página, veja consegue encontrar com facilidade informações como CNPJ, endereço da loja física e telefones de contato, ligue se for possível;
  • Procure as informações sobre troca e devolução: Verifique se a empresa disponibiliza informações bem claras e detalhadas sobre troca e devolução. Se não tiver, desconfie.
  • Evite entrar nas lojas por meio de propagandas: evite entrar nas lojas por meio de propagandas ou links enviados por WhatsApp, SMS ou e-mail. Interessou-se por algo? Digite o nome da loja no navegador, entre no site e procure o produto que deseja.
  • Lembre-se de fazer o logout da sua conta: Depois de finalizar a compra, faça o logout da sua conta no site da loja.
  • Registre passos de sua compra: Guarde os e-mails de confirmação de compra e outras informações sobre o processo.

Outras informações você pode acessar na matéria completa com outras dicas de segurança para compras pela internet, pelo site da Poupex: https://www.poupex.com.br/noticia/como-comprar-pela-internet-de-forma-segura-2/#informacoesEmpresa

 

Foto destaque: Lucas recebe perfume para bebê no lugar de iPhone (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo