Música

Joni Mitchell lança 'The Dawntreader', uma das apresentações no início de sua carreira gravada por Jimi Hendrix

Joni Mitchell lançou a performance da canção The Dawntreader uma das gravações de dois sets no Le Hibou Coffee House em Ottawa, Ontario, Canada, que foram gravados por Jimi Hendrix.

3 min de leitura
30 Jul 2021 - 00h00 | Atulizado em 30 Jul 2021 - 00h00

Joni Mitchell lançou a performance da canção "The Dawntreader" uma das gravações de dois sets em um café canadense que foram gravados por Jimi Hendrix. As apresentações da cantora no Le Hibou Coffee House em Ottawa, Ontario, Canada foram gravadas por Jimi Hendrix em 19 março de 1968, poucos dias antes do lançamento do álbum de estreia da diva, "Song To A Seagull", na qual foi realizada em 23 de março de 1968.


'Celebrity' do icônico grupo masculino *NSYNC completa 20 anos

'Butter' do BTS retorna ao topo da parada musical da Billboard Hot 100

BTS lança 'Permission to Dance (R&B Remix)'


No entanto, Jimi Hendrix havia se apresentado no Capitol Theatre, naquela mesma noite, porém foi relatado que o artista anotou em seu diário que tinha planos para registrar as apresentações de Joni Mitchell. “Conversei com Joni Mitchell ao telefone. Acho que vou gravá-la esta noite com meu excelente gravador (bater na madeira)... hmmm... não consigo encontrar nenhuma madeira... tudo é plástico", escreveu Jimi Hendrix em seu diário.

A gravação inédita estará presente na próxima coleção de Joni Mitchell "Joni Mitchell Archives Vol. 2: The Reprise Years (1968-1971)", que será lançado em 29 de outubro, juntamente com todas as gravações feitas por Jimi Hendrix em dois sets no Le Hibou Coffee House em Ottawa, Ontario, Canada, além de que as gravações foram feitas enquanto Hendrix estava sentado no chão na frente do palco.

Joni Mitchell relembrando esse icônico momento disse: “Eles vieram e me disseram: ‘Jimi Hendrix está aqui e está na porta da frente’. Fui encontrá-lo. Ele tinha uma grande caixa. Ele me disse: ‘Meu nome é Jimi Hendrix. Estou na mesma gravadora que você, a Reprise Records.' Nós dois assinamos quase ao mesmo tempo. Ele disse: ‘Gostaria de gravar seu show. Você se importa?' Eu disse: 'Não, de jeito nenhum'. Havia um grande gravador de bobina a bobina na caixa", contou a cantora. “O palco estava a apenas trinta centímetros do chão. Ele se ajoelhou na beira do palco, com um microfone, aos meus pés. Durante todo o show, ele continuou girando os botões. Ele estava planejando algo, não sei o quê, ele estava controlando, volume? Ele estava observando as agulhas ou algo assim, mexendo com botões. Ele gravou lindamente esta fita. Claro que fiz parte do show para ele. Ele estava logo abaixo de mim”, relembrou a artista.

 


Joni Mitchell - The Dawntreader Live at Cafe Le Hibou, Ottawa, 3/19/1968 Official Audio (Reprodução / YouTube)


A fita de Jimi Hendrix foi roubada alguns dias depois da performance e foi dada como perdida, mas a boa notícia é que recentemente reapareceu em uma coleção particular doada à Library and Archives Canada (LAC), sendo assim, foi devolvida para a diva. 

Enquanto isso, foi confirmado na semana passada que Joni Mitchell está entre os artistas que serão homenageados no Kennedy Center Honors 2021.

 

(Foto Destaque: Joni Mitchell. Reprodução / Instagram)

Deixe um comentário