Esportes

Jogador inglês assume ser gay e quer inspirar atletas

Declaração publicada no site do Blackpool, clube onde joga, fala de aceitação, apoio da equipe e decisão de trazer debate para o futebol; Para o jovem de 17 anos, a atitude pode inspirar outros companheiros de profissão

16 Mai 2022 - 22h00 | Atualizado em 16 Mai 2022 - 22h00
 Jogador inglês  assume ser gay e quer inspirar atletas Lorena Bueri

Destaque das categorias de base do Blackpool, clube que atualmente disputa a Segunda Divisão do Campeonato Inglês, Jake Daniels assumiu a homossexualidade nesta segunda feira, 16. Antes dele, o último jogador a falar abertamente sobre ser gay no futebol inglês foi o também atacante Justin Fashanu, nos anos 1990.

A declaração se deu por meio do portal oficial do clube e em entrevista exclusiva à Sky Sports. Para o jovem de 17 anos, a atitude pode inspirar outros companheiros de profissão e tornar o futebol um espaço de mais aceitação às diferentes orientações sexuais. 

Existem pessoas por aí no mesmo espaço que eu que podem não se sentir à vontade para revelar sua sexualidade. Eu só quero dizer a elas que você não precisa mudar quem você é, ou como você deveria ser, apenas para se encaixar” diz a nota escrita pelo jogador.


Jake Daniels assinou seu primeiro contrato profissional este ano, com o Blackpool FC. (Foto: Reprodução/Blackpool)


Com mais de 30 gols na temporada 20/21, Jake ganhou oportunidade no time profissional do Blackpool. Em texto, ele traz relatos de coragem em assumir a si, a busca pelo bem-estar, o apoio familiar e da equipe juvenil a qual integra. Além disso, ressalta as inspirações que o levaram à decisão de expor sua sexualidade. 

É um passo para o desconhecido ser um dos primeiros jogadores de futebol deste país a revelar minha sexualidade, mas fui inspirado por Josh Cavallo, Matt Morton e atletas de outros esportes, como Tom Daley, para ter coragem e determinação para promover mudança”, diz. 

Por sua vez, o clube diz estar orgulhoso do atleta e acredita que combate à homofobia tem a ver com o esporte. “É vital que todos promovam um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para serem elas mesmas, e que o futebol lidere a eliminação de qualquer forma de discriminação e preconceito”, diz a nota. 

Gana Gueye se recusa a entrar em campo em rodada contra a homofobia 

No futebol francês, o volante do Paris Saint German, Gana Gueye, alegou “questões pessoais” e não entrou em campo na rodada alusiva ao combate à homofobia. 

Todos os anos, 17 de maio é o Dia Mundial de Combate à Homofobia. A Liga Profissional de Futebol da França (LFP) promove homenagens à luta contra o preconceito. É a segunda vez que o volante se recusa a participar de ações da campanha. 


Foto Destaque: Jake Daniels. Reprodução/BlackPool.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo